Filtrar


Questões por página:
Homem de 35 anos, com diagnóstico de transtorno bipolar tipo I, iniciará tratamento com ácido valpróico, em substituição a outro estabilizador de humor ao qual não respondeu adequadamente.
Assinale a opção que apresenta o(s) exame(s) que deve(m) ser solicitado(s), antes de iniciar o fármaco e ao longo do uso do ácido valproico.
Mulher de 23 anos procura atendimento psiquiátrico após múltiplos episódios de autolesão não suicida (cortes superficiais em antebraços), ao longo dos últimos 4 anos, geralmente precedidos por pequenos conflitos interpessoais. Relata que, diante desses conflitos, era inundada por medo de abandono e sentimento de vazio. Reconhece padrão de relacionamentos afetivos intensos e instáveis, alternando entre momentos de idealização e desvalorização do parceiro. Após investigação clínica, o diagnóstico de transtorno de personalidade borderline é confirmado.
Considerando as evidências científicas disponíveis, a seguinte modalidade de psicoterapia está indicada para essa paciente, com foco na redução das autolesões não suicidas: 
Há 3 semanas, homem de 59 anos sofreu um infarto agudo do miocárdio (IAM) com supradesnivelamento do segmento ST. Foi submetido à angioplastia primária com implante de Stent farmacológico e encontra-se em uso de AAS, clopidogrel, atorvastatina e metoprolol. Desde a alta hospitalar, passou a manifestar humor deprimido, insônia terminal, redução do apetite associada à perda de peso não intencional, pessimismo e fadiga. Preenche critérios diagnósticos para episódio depressivo maior.
O seguinte medicamento apresenta perfil de segurança mais favorável para esse paciente: 
Mulher de 27 anos relata que, há 3 semanas, foi vítima de assalto à mão armada em via pública. Teve uma arma apontada para sua cabeça, durante aproximadamente dois minutos. Relata que, na ocasião, “era como estivesse assistindo a tudo de fora do meu corpo”, com sensação de que aquilo não estava acontecendo com ela. Foi levada por seu namorado para registrar a ocorrência na delegacia, mas teve dificuldade para lembrar de detalhes importantes. Afirma que seu namorado, amigos e família têm lhe apoiado muito. Nega exposição prévia a eventos potencialmente traumáticos e antecedentes psiquiátricos.
Considerando o risco de desenvolvimento de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) após exposição a evento potencialmente traumático (EPT), assinale a afirmativa incorreta.
E.N.M., sexo feminino, 74 anos, é trazida ao ambulatório de psiquiatria pelo filho, que relata que a mãe está convicta de estar infestada por "ácaros". O quadro iniciou há aproximadamente 4 meses. Inicialmente, procuraram um dermatologista que afastou doença cutânea. A seguir, foram a outros dois especialistas, que foram unânimes na conclusão.
A paciente diz que eles estão equivocados, pois ela sente “os bichinhos andando na pele”. Para embasar sua afirmação, ela trouxe um saquinho plástico com fragmentos de crosta cicatricial e fiapos, que afirma serem os parasitas que retirou de sua pele. Nega uso de álcool ou substâncias. Nega antecedentes psiquiátricos. Não apresenta comorbidades clínicas conhecidas. Fazendo uso regular apenas de carbonato de cálcio e vitamina D para prevenção de osteoporose.
Ao exame, orientada no tempo e no espaço, sem alterações de memória. Pensamento sem alterações de curso ou forma. Apresenta alteração do conteúdo do pensamento (crença irredutível de infestação parasitária). Obteve pontuação de 26/30 no Montreal Cognitive Assessment (MoCA). Exames laboratoriais dentro da normalidade.
A conduta mais adequada, nesse momento, é