Filtrar


Questões por página:
Homem de 58 anos inicia tratamento com pramipexol para Síndrome das Pernas Inquietas. Após 4 meses, a família nota comportamento compulsivo para compras online e envolvimento excessivo com jogos de azar, com significativo prejuízo financeiro. Esses comportamentos não existiam antes do uso do medicamento.
O efeito adverso comportamental descrito é mais característico da classe medicamentosa dos
Paciente de 52 anos com Transtorno Depressivo Maior refratário a múltiplas medicações é submetido a uma série de sessões de Eletroconvulsoterapia (ECT).
Após a sexta sessão, o paciente queixa-se de dificuldade em recordar eventos ocorridos nas semanas anteriores ao início do tratamento.
O efeito adverso cognitivo característico descrito é a
Homem, 36 anos, IMC 37 kg/m2, relata episódios de compulsão alimentar pelo menos duas vezes por semana, com perda de controle, comer rapidamente e culpa intensa. Nega vômitos, laxantes, jejum prolongado ou exercício compensatório. Tem hipertensão controlada.
Assinale a opção que apresenta a melhor interpretação e o plano terapêutico para o caso. 
Uma primigesta de 28 anos, sem antecedentes psiquiátricos conhecidos, é levada ao pronto-socorro pelo marido no 12º dia após um parto vaginal sem intercorrências. Nas últimas 48 horas, tornou-se progressivamente agitada, dorme menos de duas horas por noite e passou a apresentar comportamento estranho, recusando-se a amamentar e a segurar o recém-nascido. Afirma que seu filho foi "escolhido para uma missão divina" e que "vozes" orientam que ele deve ser purificado antes que "forças malignas" o levem. O marido relata que precisou impedir a paciente de realizar esse "ritual". Ao exame, encontra-se desorientada no tempo, com pensamento desorganizado, importante labilidade emocional e alucinações auditivas. O recém-nascido encontra-se saudável.
A conduta mais adequada é
Homem de 82 anos, previamente independente para atividades básicas e sem diagnóstico de demência, é internado após queda da própria altura com fratura transtrocanteriana do fêmur direito. Aguarda correção cirúrgica há 36 horas. Durante o dia, mantém contato adequado, reconhece familiares e coopera com a equipe. Nas duas últimas noites, porém, passa a apresentar períodos de desorientação, tenta retirar o acesso venoso e levantar-se da cama, afirma que “há pessoas entrando no quarto” e alterna esses episódios com intervalos de sonolência. Recebe dipirona regularmente e pequenas doses de morfina de resgate. Não faz uso habitual de álcool ou benzodiazepínicos. Ao exame, encontra-se afebril, PA 138 × 74 mmHg, FC 88 bpm, FR 18 irpm, SpO? 96% em ar ambiente. Não apresenta déficit neurológico focal. A ferida traumática está limpa e não há sinais clínicos de infecção. Exames laboratoriais mostram: Hb 10,4 g/dL; leucócitos 8.900/mm³; plaquetas 210.000/mm³; Na? 137 mEq/L; K? 3,1 mEq/L; Mg²? 1,5 mg/dL; Ca²? total 8,7 mg/dL; creatinina 1,0 mg/dL; glicemia 112 mg/dL. Urina tipo I sem leucocitúria ou nitrito. ECG mostra ritmo sinusal e QTc de 486 ms. Na terceira noite, apesar de reorientação frequente, presença de familiar, redução de ruídos e interrupções noturnas e tentativa de preservar o ciclo sono-vigília, o paciente apresenta agitação intensa, tenta repetidamente sair do leito sem apoio e agride um profissional que procura contê-lo verbalmente. Com base nesse caso, assinale a afirmativa correta.