Filtrar


Questões por página:
As séries ISO fornecem recomendações baseadas em padrões mundiais que estabelecem exigências para os sistemas de administração de qualidade das empresas. Atente para o que se afirma a seguir sobre as normas ISO para a qualidade:

I. A ISO 9000 lida com a administração da qualidade e dos padrões de garantia de qualidade e orientação para seleção e uso.
II. A norma ISO 9001 lida com modelo de sistemas de qualidade para a garantia de qualidade do design/desenvolvimento e distribuição de produtos.
III. A norma ISO 9002 lida com modelo de sistemas de qualidade para a garantia de qualidade em produção e instalação.
IV. A norma ISO 9003 lida com modelo de sistemas de qualidade para a garantia da qualidade na inspeção e testes finais.
V. A norma ISO 9004 lida com modelo de sistemas de qualidade para a garantia da qualidade e do sistema de qualidade: linhas de ação.

É correto o que se afirma somente em
Para controlar um processo de envase de latas de refrigerante em uma máquina, é utilizada a carta controle do tipo que monitora de hora em hora uma amostra de nove latas de refrigerante. A máquina, com o processo sob controle, possui uma média histórica de volume envasado de 470 mL e amplitude média das amostras de 4 mL. Em uma determinada hora, uma amostra do processo resultou em uma média de 473 mL. Considerando a amplitude média das amostras como o estimador de variabilidade, a constante d2 com um valor igual a 3 e os limites de controle com três desvios-padrão de afastamento em relação à linha média, assinale a afirmação verdadeira quanto ao possível estado do processo no momento da análise.
A aplicação do Desdobramento da Função Qualidade (QFD) envolve a construção de uma série de matrizes, sendo a mais utilizada denominada Casa da Qualidade.
Com relação ao QFD, avalie as afirmativas a seguir.
I. Os requisitos dos clientes são as expressões linguísticas da vontade dos clientes convertidas qualitativamente em necessidades reais. II. A matriz de correlações é o teto da matriz da qualidade e tem por objetivo cruzar as características de qualidade entre si, permitindo identificar como elas se relacionam. III. Na avaliação competitiva do cliente, o objetivo é identificar o desempenho percebido do produto final da empresa, após a inserção dos requisitos dos clientes, na visão do cliente, em comparação com os principais concorrentes.
Está correto apenas o que se afirma em

O aumento crescente da consciência ambiental e a escassez de recursos naturais influenciam cada vez mais as organizações a contribuírem de forma sistematizada na redução dos impactos ambientais associados aos seus processos. Com relação ao sistema de gestão ambiental (SGA) de empresas e sua normatização, julgue o próximo item.


Até três sistemas de gestão da qualidade e de gestão ambiental podem ser auditados juntos, o que consiste em uma auditoria combinada, também conhecida como auditoria conjunta.

A Seção 4 – Sistema de Gestão da Qualidade da ISO 9001:2008 determina os processos necessários e o estabelecimento de métodos para assegurar que esses processos produzam os resultados desejados, bem como o controle da documentação padronizada.

O documento que inclui o campo de aplicação do Sistema de Gestão da Qualidade é o