Filtrar
26 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 6
Questões por página:
Questões por página:
No Brasil, o arcabouço conceitual/normativo de interpretação da realidade agrária modificou-se significativamente nas últimas décadas. Esse processo, esteve ligado a questões políticas que envolveram desde o golpe militar de 1964, às lutas em torno da reforma agrária na década de 1980, à construção do texto da Constituição Federal de 1988, à consequente regulamentação dos seus dispositivos constitucionais referentes à reforma agrária e a outras reivindicações decorrentes da conformação político-econômica mais recente. É CORRETO afirmar que:
O significado do conceito de “questão agrária” como originalmente interpretado pelos pensadores clássicos evoluiu nas últimas décadas. Hoje há um entendimento generalizado de que a “questão agrária” é uma área do conhecimento científico que procura estudar, de forma genérica ou em casos específicos, como cada sociedade organiza, ao longo de sua história, o uso, a posse e a propriedade da terra. Essas três condições possuem características diferentes, ainda que complementares.
A esse respeito, é INCORRETO afirmar que:
A esse respeito, é INCORRETO afirmar que:
Em relação a estrutura fundiária, uso da terra e relações de produção no campo brasileiro, julgue o próximo item.
A territorialização do agronegócio no Brasil está ligada à concentração fundiária, pois a produção de commodities em larga escala requer grandes áreas, o que favorece as grandes propriedades.
Em relação a estrutura fundiária, uso da terra e relações de produção no campo brasileiro, julgue o próximo item.
No Brasil, as regiões com estrutura fundiária mais desconcentrada, marcadas pela predominância da agricultura familiar, tendem a apresentar menores índices de produtividade, devido a fatores como limitação de recursos, menor acesso a crédito e infraestrutura deficitária.
Na geografia, as transformações geradas pelo “Estatuto da Terra”, (designação dada à Lei nº 4.504) de 30 de novembro de 1964, são fundamentais para a discussão das práticas agrícolas e a questão fundiária brasileira. Com esse estatuto se criou, formalmente, o instrumento institucional, destinado a adequar a estrutura agrária brasileira às necessidades do desenvolvimento econômico e social do país. Sobre suas providências, é correto afirmar que