Filtrar


Questões por página:
(Concurso Milagres/2018) “Na época da Independência, a doação de lotes, característica da política de terras coloniais, foi abolida, e até 1850, quando a Lei de Terras foi decretada, a ocupação tornou-se a única forma de obter terra (exceção feita da compra ou herança” (COSTA, Emilía Viotti da. Da Monarquia à República: momentos decisivos. São Paulo: Editora UNESP,2010, p.178) “O Homestead Act refletia, em 1862, o impacto da imigração, da urbanização e da industrialização sobre a sociedade americana” (Op. Cit. P.183). Os textos tratam da Lei de Terras nos Estados Unidos a América e no Brasil, no século XIX, sobre as quais podemos corretamente afirmar:
De acordo com Graziano (2011) In: SENE & MOREIRA (2013) Sobre Reforma Agrária no Brasil é CORRETO afirmar:
I. O Estatuto da Terra, como é conhecida a Lei Nº 504/64, promulgada no Governo Castelo Branco, representou a expressão máxima de uma visão reformista defendida na época. O Estatuto propunha uma "solução democrática"a "opção socialista". Procurava dessa forma, impulsionar o desenvolvimento capitalista no campo; II. Ao contrário da divisão da propriedade, o capitalismo impulsionado pelo regime militar após 1964, promoveu a modernização do latifúndio através do crédito rural subsidiado e abundante; III. Toda economia brasileira cresceu vigorosamente, urbanizando-se e industrializando-se, tornando possível realizar com sucesso a democratização da posse da terra e incentivo ao mercado interno rural; IV. O projeto de Reforma Agrária foi assim esquecido. O resultado é que as estruturas agrárias dos países da América Latina, como o Brasil na liderança continuaram extremamente concentrada. Permanecendo o problema clássico: muita terra nas mãos de pouca gente e muita gente com pouca terra; V. De econômica, o problema da terra virou social. A industrialização e o crescimento econômico precisaram da realização da reforma agrária para se efetivar.
Baseados na poesia de Patativa do Assaré (1995) - "Meu Avô Tinha Razão e a Justiça tá errada". Marque a alternativa CORRETA referente a problemática que Patativa se refere:
Do campo até a cidade Atrapaiando a verdade Sempre existe uma Caipora Vou falá pro mundo intêro Como eu era de premêro E como tô sendo agora ... Meu avô munto correto Dizia:querido neto, Use de sua sinceridae, Iscute bem o que eu digo Nunca merce castigo Quem sempre diz a verdade. ... Mas por pintura do diabo, O Coroné Mané Brabo Começou uma questão e Tumou no pé de serra Trinta tarefas de terra Do Francisco Damião. Damião tinha direito Mas porém não houve jeito, Perdeu para o fazendeiro A gente logo discobre Que o Damião era pobre, E o Brabo tinha dinhêro... ... Meu avó tinha razão E a justiça tá errada.
Sobre a questão indígena no Brasil leia a notícia a seguir:
GARIMPEIRO É FLEXADO E MORRE EM CONFLITO COM INDÍGENA "Um novo conflito entre garimpeiros e indígenas foi registrado na área da comunidade Helepi, região do Uraricoera, na Terra Indígena Yanomami. O relato é que uma pessoa morreu após ter sido atingida com uma flecha e outra está em estado grave de saúde. A carta é assinada pelo presidente da Hutukara Associação Yanomami (HAY), Davi Kopenawa Yanomami, com data do dia 01 de março e foi encaminhada para representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), Polícia Federal (PF-RR) e Ministério Público Federal (MPF-RR) e representantes do estado. Segundo o presidente, as informações foram apuradas com yanomamis via rádio. A denúncia é que um grupo de aproximadamente oito garimpeiros atracou em Helepi com uma lancha na noite do dia 25 de fevereiro, na última quinta-feira ainda, que um dos garimpeiros teria consumido bebida alcóolica e entrado em conflito com um indígena morador do local. "Um deles, bêbado, deslocou-se até a comunidade e perguntou por Ledimar, um xirixana residente da comunidade. Vindo Ledimar ao encontro do garimpeiro, este atirou com um revólver no indígena. Indignado, o irmão mais novo de Ledimar alcançou um arco e flecha e flechou o garimpeiro, que veio a óbito", diz trecho da carta"....
Folha BV, Boa Vista/Roraima - 07 de março de 2021. Garimpeiro é flechado e morre em conflito com indígenas - Folha de Boa Vista (folhabv.com.br) acesso em 07/03/2021.

No Brasil, as tensões em áreas indígenas são causadas principalmente pela invasão das reservas pelos posseiros, bem como pelo extrativismo mineral que avassala com violência o solo onde muitas vezes estão localizadas as terras indígenas. Podemos identificar o complexo regional e o estado que acaba por centralizar o maior número de conflitos em:
Leia a seguir o trecho do poema de João Cabral de Melo Neto
- É de bom tamanho, nem largo nem fundo, É a parte que te cabe nesse latifúndio. - Não é cova grande é cova medida, É a terra que querias ver dividida - É uma cova grande para teu pouco defunto, Mas estarás, mas ancho que estavas no mundo...
MELO NETO, João Cabral de. Morte e Vida Severina e outros poemas em voz alta.25 ed. Rio de Janeiro. José Olympio,1988.

O trecho do poema acima retrata um problema social antigo que está relacionado diretamente a estrutura fundiária brasileira. Sobre esta questão assinale a alternativa correta: