Filtrar


Questões por página:
A professora Marilda Villela Iamamoto considera que a “questão social” é indissociável do processo de acumulação e dos efeitos que produz sobre o conjunto das classes trabalhadoras, o que se encontra na base da exigência das políticas sociais públicas. Isto quer dizer que a “questão social” diz respeito.
Em vários desenhos de políticas públicas direcionadas ao enfrentamento da pobreza, é utilizado o corte pela linha da pobreza e pela linha da indigência. Esse parâmetro distingue dois subgrupos, respectivamente, pobres e não pobres, indigentes e não indigentes. O critério acima adotado para definir pobreza utiliza como indicador:
Ao estudarmos os Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social, lembramos que a questão social é o objeto da intervenção profissional do Assistente Social. A expressão “questão social” surge para dar conta do fenômeno mais evidente da história da Europa Ocidental, que experimentava os impactos da primeira onda industrializante, iniciada na Inglaterra, no último quartel do século XVIII: tratava-se do fenômeno do pauperismo. Sobre a questão social, analise as afirmativas.
I - A designação desse pauperismo pela expressão “questão social”, relaciona-se diretamente aos seus desdobramentos sócio políticos;
II - O conhecimento rigoroso do “processo de produção do capital”, Marx, pode esclarecer com precisão a dinâmica da “questão social”, consistente em um complexo problemático muito amplo, irredutível à sua manifestação imediata, do pauperismo;
III – A partir da segunda metade do século XIX, a expressão “questão social” deixa de ser usada indistintamente por críticos sociais de diferenciados lugares do espectro ideopolítico ela desliza lenta, mas nitidamente, para o vocabulário próprio do pensamento conservador.
Após analisar as afirmativas, assinale a alternativa correspondente.
Analise as assertivas abaixo acerca de reflexões advindas dos estudos de Iamamoto:

I. Questão social diz respeito ao conjunto das expressões das desigualdades sociais engendradas na sociedade capitalista madura, impensáveis sem a intermediação do Estado”. Nasce das contradições entre o caráter coletivo da produção e apropriação privada de seus produtos.
II. A questão social se manifesta de maneira diferenciada, devido às particularidades da formação histórica, com uma “herança histórica colonial e patrimonialista”.
III. A sociabilidade capitalista é indissociável do fetichismo da mercadoria.

Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que descreve a gênese da questão social baseada na discussão sobre o Serviço Social na contemporaneidade.