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A questão social é central para o profissional de Serviço Social e, para entendê-la, deve-se considerar a exploração do trabalho pelo capital, assim como as lutas sociais protagonizadas pelos trabalhadores organizados, em face desta premissa central à produção e reprodução do capitalismo. No processo de consolidação do capitalismo brasileiro, um momento histórico tem destaque por duas ordens de fatores: primeiro, porque é nesse período que se completa o processo do capitalismo retardatário e, em segundo lugar, se indicam as marcas deixadas no mercado de trabalho brasileiro, a partir deste período, com a “reforma trabalhista da ditadura”. Esse período é denominado de
Marilda Iamamoto (2009, p.1) afirma que: O ponto de partida da análise é o de que a luta pela afirmação dos direitos é hoje também uma luta contra o capital, parte de um processo de acumulação de forças para uma forma de desenvolvimento social, que possa vir a contemplar o desenvolvimento de cada um e de todos os indivíduos sociais. Esses são, também, dilemas do Serviço Social. Considerando essa perspectiva do debate/desafios contemporâneo na profissão diante da Questão Social, afirma-se que: I. Um dos desafios mais agudos para o futuro da formação profissional é a proliferação autorizada pelo Estado de cursos de graduação presencial e a distância sem o mínimo de qualidade. II. As conquistas teórico-metodológica e políticas esbarram num cenário de políticas neoliberais que ameaçam às conquistas da Constituição de 1988, empurrando os profissionais para a precarização do trabalho e das condições das políticas sociais. III. Necessidade de descolar a luta profissional realizada através das entidades da categoria, das lutas gerais, dadas as diferenças político-partidárias do escopo das lutas sociais. V. Priorizar o aprofundamento do conhecimento técnico instrumental para não perder espaço no mercado de trabalho profissional.
De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
A partir das discussões sobre a questão da cidadania no mundo globalizado, um dos estudos mais atuais se refere a Gohn (2005), para quem as políticas neoliberais dos anos 90 do século XX tiveram um duplo movimento em sua reestruturação na base produtiva e no papel do Estado, movimento esse que consiste na

Considere as proposições abaixo:

I. A globalização da economia é assentada na intensificação de estratégias de distribuição geográfica do capital, da produção e seu controle.

II. A globalização do capital é acompanhada da globalização do trabalho e apresenta um novo perfil do trabalhador denominado “trabalhador coletivo desterritorializado”.

III. Na produção ampliada do capital em escala global cresce a problemática do trabalho e as contradições das relações sociais de produção.

IV. A globalização do capital não globaliza as desigualdades e diversas manifestações da questão social, essas vinculadas apenas a territórios específicos.

Correspondem ao pensamento de Freire (2006, p.32- 33) as proposições:

A discussão de Iamamoto (2009) busca abordar aspectos contemporâneos presentes na prática do Assistente Social brasileiro. Segundo a autora é fundamental ao Serviço Social apreender os aspectos afetos à questão social na atualidade. Tomando como referência a abordagem de Iamamoto (2009, p.27 – 30) sobre a questão social avalie as afirmativas abaixo, atribuindo os valores verdadeiro (V) ou falso (F).

( ) A questão social é apreendida como o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura.

( ) A questão social é desigualdade, mas, é também rebeldia, por envolver sujeitos que vivenciam as desigualdades e a ela resistem e se opõem.

( ) Apreender a questão social é também romper com as múltiplas formas de pressão social, de invenção e reinvenção da vida construídas no cotidiano.

( ) A profunda transformação processada pelas inflexões verificadas no padrão de acumulação capitalista não trazem condicionamentos à questão social.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta aos valores atribuídos às afirmativas, de cima para baixo.