Filtrar


Questões por página:

No que diz respeito à questão social e aos direitos de cidadania, julgue o item que se segue.

Nas três últimas décadas, o combate da pobreza, tema que se tornou o eixo da questão social, esteve focado na emancipação financeira, política e social das pessoas pobres.

No que diz respeito à questão social e aos direitos de cidadania, julgue o item que se segue.

No que diz respeito à abordagem da questão social, o fenômeno conhecido como refilantropização está associado a iniciativas universais de atenção às necessidades básicas, desenvolvidas com o apoio de entidades sociais e estabelecedoras de direitos para os que por ela são beneficiados.

No que se refere às expressões da questão social na atualidade, seu enfrentamento e a intervenção crítica do serviço social, julgue os itens que se seguem.

Compreender o indivíduo como um ente singular e genérico, partícipe e produtor de sua espécie, determinado pelas interações a que é submetido e pelo seu tempo histórico, é fundamental para entender a capacidade de resistência e de conformação desse indivíduo frente às opressões e violências vivenciadas, estabelecendo-se, assim, a relação entre questão social e direitos.
No que se refere às expressões da questão social na atualidade, seu enfrentamento e a intervenção crítica do serviço social, julgue os itens que se seguem.

Com a acentuada expressão da questão social, dada a submissão das dimensões da vida social ao valor de troca, há o fortalecimento do discurso em torno da defesa dos direitos, pois quanto mais se destroem as condições de vida, maior é o apelo à valorização dos direitos.
Considere as afirmativas a respeito do objeto no Serviço Social, método, metodologia e estratégia de ação.

I. As estratégias de ação do assistente social estão voltadas para a intervenção nas diferentes manifestações da questão social com vistas a contribuir com a redução das desigualdades e injustiças sociais.

II. O assistente social deverá imprimir em sua intervenção profissional uma direção, sendo necessário conhecer e problematizar o objeto de sua ação profissional, ou seja, ter atitude investigativa.

III. A atitude investigativa é o fomento básico do exercício profissional do assistente social, que se refere à crítica do desocultamento do real.

IV. O trabalho do assistente social deverá ser norteado por um plano de intervenção profissional objetivando construir estratégias coletivas para o enfrentamento das diferentes manifestações de desigualdades e injustiças sociais.

É correto o que se afirma APENAS em