Filtrar


Questões por página:

Na década de 1990, Iamamoto (1998) destacou a importância de se evitar o fatalismo e/ou o messianismo. Contemporaneamente, ao promover a análise da questão social e construir seu plano de trabalho, o assistente social deve estar atento para não cair na(s) armadilha(s) da(s):

Em relação à questão social e ao serviço social, julgue o item subsecutivo.

A concepção de questão social predominante entre os profissionais de serviço social e delineada nas diretrizes curriculares é aquela que define a questão social como a um fato social.
Em relação à questão social e ao serviço social, julgue o item subsecutivo.

O estabelecimento de relações entre questão social e direitos implica o reconhecimento do indivíduo social com suas iniciativas e de sua capacidade de resistência e de enfrentamento das adversidades, uma vez que a essência humana forma-se pelas relações sociais historicamente determinadas.
Com relação às condições e relações de trabalho e espaços sócio-ocupacionais do assistente social, julgue o item subsecutivo.

A mercantilização e refilantropização do atendimento às necessidades sociais, por serem estratégias de respostas político institucionais a questão social, não apresentam consequências para as condições e relações de trabalho do assistente social.

No que diz respeito à questão social e aos direitos de cidadania, julgue o item que se segue.

Para a garantia dos direitos sociais, é imprescindível a atuação do Estado à frente da condução de políticas, programas e projetos sociais, de caráter democrático e universal.