Filtrar


Questões por página:
No campo dos estudos sobre História da África, Alberto da Costa e Silva diz que: “um visitante holandês do século XVII não escondeu a sua admiração por Benin, uma cidade enorme, cortada por uma longa avenida, que lhe parecia mais larga do que a principal rua de Amsterdã. [...] Vasco da Gama, ao chegar à costa Oriental da África, encontrou portos cheios de navios e de comerciantes de todas as partes do Oceano Índico, bem como casas parecidíssimas com as de Algarves, em Portugal”.
(Alberto da Costa e Silva. A África explicada aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir,2008, p.27.)
O olhar de Alberto da Costa e Silva sobre a África e os africanos explicitado na citação anterior se refere à:
A definição mais apropriada e aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de garantir as necessidades básicas da geração atual, sem comprometer a capacidade de sobrevivência das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos naturais para o futuro. De acordo com essa definição que surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor mecanismos para a harmonização do desenvolvimento econômico e a conservação ambiental, é correto afirmar que:

No que tange à luta dos movimentos negros americanos contra a discriminação racial, analise as seguintes afirmações:


I. A partir da metade dos anos de 1950 nasceu um movimento que efetuou uma série de boicotes contra todas as formas de discriminação racial.

II. No decorrer da década de 1960 as ações se radicalizaram, uma das razões foi o assassinato de Malcom X em uma manifestação no ano de 1965.

III. Martin Luther King, liderou o grupo radical dos Panteras Negras e foi assassinado no ano de 1968.


É correto o que se afirma em:

A expansão do islamismo na Tunísia, no Marrocos, na Espanha, em Cabul e Samarcanda foi efetuada no califado
A questão da islamização da África e a história do Sudão possui a seguinte particularidade: o reino cristão da Núbia resistiu às incursões muçulmanas e, apenas no século XIII, com a invasão egípcia, o norte se converteu ao Islã. A vontade de impor a nova religião também para o sul cristão foi uma das causas da guerra civil que ainda hoje continua. Sobre a islamização sudanesa, é correto afirmar que se trata de um processo