Filtrar


Questões por página:
Há quase duas décadas, o mundo foi apresentado à nova fisionomia da francesa Isabelle Dinoire (1967- 2016). Até então desconhecida, ela ganhou as manchetes depois de ser atacada pelo próprio labrador, que desfigurou boa parte de seu rosto, e ter se tornado a primeira pessoa na história a ser submetida a um transplante facial. Trata-se de uma das operações mais complexas na medicina — e, não à toa, realizada em pouquíssimos centros mundo afora, nenhum deles no Brasil.

Disponível em: https://veja.abril.com.br/saude/novo-rosto-novaexistencia-os-avancos-espetaculares-dos-transplantes-de-face/

De acordo com o artigo "Novo rosto, nova existência: os avanços espetaculares dos transplantes de face", publicado em novembro de 2024, são os principais desafios para a realização de transplantes de face no Brasil:
Visualizar Questão Comentada
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, no início do mês de outubro de 2024, ter aprovado o primeiro teste para o diagnóstico rápido da MPOX, o que servirá para melhorar a prevenção nos países mais atingidos. Sobre o tema analise:

I- A MPOX que já foi chamada de varíola dos macacos anteriormente é similar à varíola humana (que foi erradicada no mundo em 1980);

II- Segundo a OMS, a inclusão do teste na Listagem de Uso Emergencial (EUL) é um passo para melhorar o acesso global ao teste para a doença e expandir a capacidade de diagnóstico em países que enfrentam surtos;

III- Em 2024, mais de 30 mil casos suspeitos de MPOX foram relatados no continente Africano, segundo a OMS, com os números mais altos atingindo a República Democrática do Congo (RDC), Burundi e Nigéria.

Dos itens acima:
Questão Anulada
Luiza Gomes, natural de Duque de Caxias (RJ), hoje é uma professora aposentada que trabalha como assistente de ensino. Ela iniciou sua carreira em uma escola estadual, porém percebeu o início das mudanças que a abalaram emocionalmente quando começou a dar aulas em uma escolade uma comunidade na capital do Rio de Janeiro. O local, diz ela, era cercado por violência dentro efora da escola e ela chegou a ser ameaçada fisicamente por um dos seus alunos.
Luiza sentia que o pior período do seu dia era a noite quando tentava relaxar e não conseguia, o que fazia com que os sintomas se agravassem ainda mais. A situação foi em um crescente que ela chegou ao ponto de não conseguir mais ir à escola no dia seguinte, ficando afastada por diversos dias consecutivos e sentindo-se adoecer aos poucos.
A professora relata que um dos aspectos mais difíceis de ter enfrentado uma questão de saúde mental foi a sensação que ninguém na escola estava preocupado com a sua saúde, incluindo outros professores, coordenadores e gestores. Luiza tinha o receio de sentir-se mais frágil que os outros profissionais e de demonstrar isso, já que os demais davam conta dos desafios e das demandas da profissão, enquanto ela não. Ela lamenta que tenha faltado acolhimento e cuidado, pois imagina que o desfecho do seu quadro poderia ter sido outro se não fosse pela solidão e pelo desamparo que enfrentou.
Segundo ela, o ambiente da escola, por si, já era difícil. Somado a isso, estava o foco exclusivo na execução das tarefas, na falta de parceria entre os professores e a ausência de um espaço para-se abrir e mostrar que não conseguia vencer aquele momento que estava vivendo. Ao perceber que não estava bem, buscou ajuda psiquiátrica e atendimento psicológico, e aponta que essas fora mas principais medidas que a permitiram com que ela se sentisse melhor hoje.

Disponível em <https://novaescola.org.br/> out de2019.

O relato da professora Luiza, demonstra uma realidade, na qual muitos profissionais da Educação vêm enfrentando. O depoimento de Luiza mostra coragem e joga luz sobre um tema tão importante, nos lembrando que cuidar desse profissional em diversos níveis é a melhor e mais importante aposta que podemos fazer pelo país. Qual é o tema da Síndrome abordada pela reportagem?

Assinale a alternativa correta:
Nas Escolas de todo o País, gestores e educadores realizam o trabalho educativo com nativos digitais. Essas crianças e jovens são pertencentes a uma geração que já nasceu em um mundo tecnológico e com muito mais acesso a informação, se faz necessário um novo planejamento, um novo olhar para o processo de ensino aprendizagem. Disponível em <https://novaescola.org.br>


Sendo assim é incorreto afirmar que:
A Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação aprovou as novas diretrizes do Ensino Médio. (Disponível <http://portal.mec.gov.br/setec>). Entre as medidas previstas na resolução está?

Assinale a alternativa correta: