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Um tema envolvendo a educação brasileira está sendo amplamente discutido nas redes sociais e nos meios de comunicação de massa nos últimos meses. Fundamentado no Projeto de Lei nº 6.840/2013, o assunto em debate é:
No Brasil, é possível acessar o ensino superior através de uma prova, criada em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes. Tal avaliação ocorre em dois dias; a nota pode ser utilizada para participar de programas como Sisu, Fies e ProUni, além de possibilitar o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. Considerando o exposto, trata-se de:
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Considerando os assuntos dos textos apresentados, julgue o item.

As aulas de ciências humanas e sociais aplicadas no Ensino Médio deverão estimular a ação pessoal e coletiva dos alunos, de forma autônoma e responsável, no combate às desigualdades étnico-raciais e de gênero e às diferentes formas de preconceito e discriminação.
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Considerando os assuntos dos textos apresentados, julgue o item.

As ciências humanas e sociais no Ensino Médio devem estimular as percepções dos alunos acerca de temas que extrapolem o conteúdo formal, tradicionalmente estudado; assim, a valorização das epistemologias indígenas, negras, interculturais e queer, das lutas sociais, entre outras, deve estar presente em sala de aula.
“O Brasil tem compromissos políticos de ajudar o continente africano a se desenvolver. O Brasil tem dívida histórica com os africanos, e nós achamos que essa dívida não pode ser paga com dinheiro. Ela é paga com solidariedade, com gestos políticos e com ajuda.”

(Luiz Inácio Lula da Silva – Presidente do Brasil, G1)

Quando o presidente Lula afirma que o Brasil tem “uma dívida histórica com os africanos”, ele está se referindo a que fato registrado na história de nosso país?