Filtrar


Questões por página:

As manifestações dos próprios indígenas e de movimentos sociais e estudantis em apoio às comunidades foram intensificadas. No dia 19 de outubro, os índios cobriram o gramado da Esplanada dos Ministérios com cruzes, em Brasília, num protesto contra a violência na região e pedindo a demarcação definitiva das terras. No Rio de Janeiro, a concentração foi em frente ao Museu do Índio. Novamente em Brasília, com rostos pintados, estudantes de escolas e universidades se reuniram com representantes de movimentos sociais e indígenas de vários estados para manifestar o apoio às comunidades. A Avenida Paulista, no centro de São Paulo, também foi ocupada por manifestantes. Os protestos também ganharam as redes sociais. Um abaixo-assinado mobilizou internautas pela causa dos índios.

(http://migre.me/diFn6. Acesso em 15.02.2013)

O texto, publicado em 17 de dezembro de 2012 no portal de notícias da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), refere-se à luta

mostrar texto associado
Entende-se, de acordo como o texto, que, quanto mais escolarizada é a pessoa, mais possibilidade ela tem de conseguir emprego com carteira assinada.
mostrar texto associado
Atualmente, a conclusão do ensino médio é exigência legal para trabalhar na construção civil.

Índios cobrem gramado da Esplanada
dos Ministérios com cruzes

Comunidades indígenas e entidades de defesa desses povos fazem protesto próximo ao Congresso Nacional nesta sexta-feira (19 de outubro). Foram colocadas 5 000 cruzes no gramado da Esplanada dos Ministérios.

(Folha.com, 19.10.12)

O protesto realizado em Brasília simboliza índios mortos e ameaçados, especialmente

Dilma sanciona projeto de cotas
para alunos do ensino público

A presidente Dilma Rousseff sancionou na tarde desta quarta-feira (29 de agosto) o projeto que reserva metade das vagas nas universidades federais e nas escolas técnicas do país para alunos que cursaram todo o ensino médio em colégios públicos. O texto prevê que as cotas devem ser prioritariamente ocupadas por negros, pardos ou índios. A divisão deve considerar o tamanho de cada uma dessas populações no Estado, segundo o censo mais recente do IBGE. Se houver sobra de vagas, elas irão para os demais alunos das escolas públicas.

(Folha.com, 29.08.12)

Entre os argumentos favoráveis às cotas para alunos do ensino público, encontra-se o fato de que no Brasil