Filtrar


Questões por página:
O questionamento sobre como será a indenização de trabalhadores da Vale e familiares após o desastre causado pelo rompimento de barragem em Brumadinho (MG) reacendeu a discussão sobre mudanças trazidas pela reforma trabalhista.
https://g1.globo.com/economia/concursos-eemprego/noticia/2019/01/30/brumadinho-por-que-tragedia-reacendeudebate-sobre-reforma-trabalhista-entenda.ghtml
Sobre o assunto, marque a alternativa CORRETA:
Protesto de apoio à greve das federais leva 500 às ruas de Lavras
Alunos e professores da UFLA realizaram passeata na tarde desta quinta (24).
Com apitos e cartazes, manifestantes foram até a principal praça da cidade.


Alunos e professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) fizeram uma manifestação de apoio à greve das universidades federais na tarde desta quinta- feira (24), em Lavras (MG). De acordo com o Diretório Central dos Estudantes, cerca de 500 pessoas saíram às ruas da cidade com as caras pintadas, apitos e cartazes.

(http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2012/0...500-ruas-de-lavras.html.
Acessado em 20/06/2012).

A greve das universidades federais reflete, dentre outros fatores:
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE a lacuna do trecho da notícia a seguir.
“Os estudantes da(o) __________, Ana Luiza Lesniovski e Jhony Taylor Amorim, foram classificados e irão representar o Paraná na Expoagro Afubra, no Rio Grande do Sul, em março. A seleção ocorreu após o destaque em um trabalho de pesquisa realizado na instituição, que contou com a parceria da família dos alunos. O tema foi como reaproveitar a água da chuva. Em 2022, a escola trabalhou com o tema mini cisterna, ideia que já tinha sido desenvolvida em outros anos. O projeto recebeu melhorias, com novas ideias, e foi intensificado com os textos no site Verde é Vida. Os estudantes fizeram hipóteses de como pode ser aproveitada a água da chuva.”

Observe a gravura a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


JUNIÃO, Cartunista e ilustrador, Charge. Disponível

em:http://www.juniao.com.br/chargecartum/ilustra_artigo

_thiago_historia_unica_72/.



A partir do que se pode perceber na charge sobre aspectos da cultura e das relações sociais e de poder no Brasil contemporâneo, considere as seguintes afirmações:


I. A charge aponta para uma necessidade de que a história do Brasil seja contada a partir da perspectiva das várias vozes da sociedade.


II. A charge demonstra que há hoje uma busca por pluralidade de olhares na construção da história do Brasil e não apenas a do grupo dominante.


III. A charge informa que a representatividade social deve estar presente na construção da história do Brasil e no seu ensino.


IV. A charge nos mostra a falta de valor científico da história produzida hoje, pois não há uma visão única que direciona a história do Brasil.


É correto o que se afirma em

Observe a imagem a seguir:


Imagem associada para resolução da questão



Herança dos tempos da colonização do Brasil, intolerância

religiosa pode ser denunciada; saiba como. Defensoria

Pública do Estado do Ceará,17/12/2021.


A gravura ilustra uma reportagem do site da Defensoria Pública do Estado do Ceará que apresenta o combate a uma ação muito comum no Brasil dos dias atuais, a intolerância religiosa; nela estão representados uma Ialorixá, ou mãe de santo, em seus trajes cerimoniais, um monge budista e um pajé indígena.


Considerando essa imagem, analise as seguintes afirmações:


I. Apesar de ser um país confessional, que tem o cristianismo como religião oficial, as demais práticas religiosas são permitidas e plenamente respeitadas no Brasil.


II. A prática da intolerância religiosa tem origens coloniais, mas tem ganhado força nos últimos tempos, pois é permitida pela legislação brasileira.


III. Quem pratica, induz ou incita discriminação por motivos religiosos pode ser punido com pena de reclusão e multa segundo a lei brasileira.


IV. O Brasil é um país laico, mas garante o direito a todos de manifestar suas crenças e cultos, contudo ninguém é obrigado a exercer nenhuma crença.


Está correto o que se afirma somente em