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“No Brasil, a história passou a ser uma disciplina escolar obrigatória na primeira metade do século XIX – momento da afirmação do Estado Nacional – com a criação do Colégio Pedro II no Rio de Janeiro, em 1837.”
[MAGALHÃES, Marcelo de Souza. História e Cidadania. In: ABREU, Marta e SOIHET, Raquel (org.). Ensino de História. Conceitos, temática e metodologia]
Sobre a implantação da disciplina de História e o período, assinale a alternativa correta:
No que diz respeito aos modais de transporte e aos eixos de circulação de pessoas e mercadorias no Brasil, a única alternativa considerada verdadeira é:
Leia o texto da campanha do Ministério da Saúde em favor da amamentação publicado em 2008: “NADA MAIS NATURAL QUE AMAMENTAR. NADA MAIS IMPORTANTE QUE APOIAR. AMAMENTAÇÃO: PARTICIPE E APOIE A MULHER”. O uso deste tipo de campanha pelo Governo Federal do Brasil está diretamente relacionado:

Em relação aos aspectos socioeconômicos do estado do Tocantins, julgue o item a seguir.


A defensoria pública exerce um papel significativo na luta pela garantia de direitos dos povos quilombolas no estado do Tocantins, que conta com dezenas de comunidades remanescentes de quilombos.

“As manifestações de intolerância têm explodido em todo o mundo. São muitos e quase diários os exemplos que nos chegam através dos meios de comunicação.

Seguindo o mesmo caminho, multiplicam-se no Brasil as manifestações de preconceito e intolerância contra homossexuais, travestis, negros, mulheres, estrangeiros, pessoas de classes sociais mais baixas, religiões. O preconceito não raro se manifesta de forma violenta indo de xingamentos e ameaças a agressões e assassinatos.”

(mobilizadores.org.br/noticias/as-varias-faces-da-intolerancia/07/06/2015. Adaptado)


São exemplo de intolerância registrada no Brasil, EXCETO: