Filtrar


Questões por página:

Sobre a relação entre gênero e história e suas possiblidades de trabalho em sala de aula, marque V para as afirmativas VERDADEIRAS e F para as FALSAS.

( ) Os estudos de gênero revelam aspectos sociais significativos do processo civilizador: as sociabilidades, os sentimentos, os sistemas de poder.

( ) Os estudos de gênero avançaram no que diz respeito às temáticas políticas e culturais, mas pouca contribuição trouxeram aos estudos econômicos.

( ) Uma das maiores contribuições dos estudos de gênero diz respeito ao desvelamento de um conjunto de experiências humanas que ressignificam os estereótipos nos comportamentos de homens e mulheres.

( ) Com os estudos de gênero são ressaltadas as reações e os comportamentos de homens e mulheres frente aos processos e estruturas sociais mais amplos, dando-lhes novos significados.

( ) Os estudos de gênero deram visibilidade à abordagem macrossocial, cujos atores sociais são determinados, em suas ações, pelas estruturas econômicas e de poder e pela eficácia das práticas culturais dominantes.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Ao defender o ensino escolar da história do tempo presente, exemplificando com o caso argentino, o historiador Gonzalo de Amézola argumenta que “o currículo não é mera decisão de questões técnicas, mas permite distinguir lutas sociais e políticas no âmbito da prioridade da escola” (PORTO JR.,2007, p.151). Nesse sentido, sobre a necessidade de inserir o debate sobre temáticas do passado recente na escola, todas as afirmativas abaixo são falsas, EXCETO:
Dentre as desigualdades no mercado de trabalho entre mulheres e homens, é correto afirmar que:

Julgue o item subsequente.


O ano bissexto, que ocorre a cada 6 anos, é o ano que possui 366 dias, acrescentando um dia extra ao mês de fevereiro.

mostrar texto associado
No Brasil, os custos do transporte público por ônibus são cobertos pela arrecadação tarifária e também pelo setor público nas concessões e isenções fiscais.