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Atualmente estudos sobre negros, índios, populações migrantes e relações de contrato entre grupos mais variados ganham novas dimensões quando analisados à luz de abordagens interdisciplinares da História e da Antropologia. Esses estudos contribuem para um dos elementos fundamentais para os atuais Parâmetros Curriculares Nacionais, ou seja:
A partir da década de 1970 pode-se assistir à multiplicação do conhecimento sobre a história das mulheres, numa íntima associação com os movimentos feministas, ressurgidos nesse período. Uma característica desses movimentos era:
“Devemos nos lembrar que a medida do progresso daqueles que marcharam há 50 anos não era simplesmente quantos negros entrariam para o grupo dos milionários, era sobre se este país convidaria à classe média todas as pessoas dispostas a trabalhar duro, a despeito de raça. Vencer essa batalha e responder a esse chamado permanece como nosso maior assunto inacabado” (OBAMA, Barack,2013).
Em 1963 Martin Luther King professava seu famoso discurso ao final da Marcha a Washington. As principais reivindicações da marcha de 1963 eram:
A pobreza resulta das desigualdades sociais, agravando mais a situação desta, que por conseqüência ocasiona a exclusão social, e que para uma equidade desse sistema são necessárias as políticas públicas sociais. Já se foi o tempo em que a pobreza era justificada como uma incapacidade da classe inferior em sair desse estado. “O mito da ‘cultura da pobreza’, segundo a qual os pobres não melhoram suas condições de vida porque não querem, desfaz-se, sempre na dura frieza das evidências, empíricas e históricas”. (ABRANCHES,1998, p.16)
Assinale a opção FALSA a respeito das políticas públicas de redução da pobreza no Brasil:
O conceito de empoderamento das mulheres pode ser entendido como, EXCETO: