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Concurso:
Prefeitura de Cerquilho - SP
Disciplina:
Conhecimentos Gerais
“Uma concepção [de ensino aprendizagem] ________ entende o processo de conhecimento que ocorre no ensino como uma construção que envolve o aluno (sujeito) e o saber escolar (objeto), na qual ambos são ativos e estão em interação”.
(Cavalcanti,1998, p.145)
A lacuna é preenchida corretamente por:
(Cavalcanti,1998, p.145)
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Concurso:
Prefeitura de Cerquilho - SP
Disciplina:
Conhecimentos Gerais
“O que chamo de____________ tem a ver com a incorporação do conceito por parte do aluno de uma forma não mecânica e de possibilitá-lo ‘manusear’ o conceito, ou seja, aplicá-lo a diferentes situações. Por parte do professor, tem o sentido de trabalhar em sala de aula com dados que não levem a generalizações das informações apresentadas e também organiza procedimentos que levem em conta o conhecimento prévio dos alunos”.
(Moraes, Jerusa Vilhena de. In: Castellar, S. (org.). Educação Geográfica – teorias e práticas docentes,2014, p.100. Adaptado)
A lacuna deve ser preenchida por:
(Moraes, Jerusa Vilhena de. In: Castellar, S. (org.). Educação Geográfica – teorias e práticas docentes,2014, p.100. Adaptado)
A lacuna deve ser preenchida por:
Concurso:
Prefeitura de Cerquilho - SP
Disciplina:
Conhecimentos Gerais
“Num país tão vasto e diverso como o Brasil, onde um dos problemas essenciais é a integração de todo o território nacional, o papel das redes de transporte é evidentemente fundamental: transporte de pessoas, de mercadorias...”
(Théry; Mello,2010, p.196)
Observe o mapa.

Trata-se da representação da rede
(Théry; Mello,2010, p.196)
Observe o mapa.

Trata-se da representação da rede
Concurso:
Prefeitura de Cerquilho - SP
Disciplina:
Conhecimentos Gerais
Um dos princípios do raciocínio geográfico é a analogia, que consiste
Concurso:
Prefeitura de Serrana - SP
Disciplina:
Conhecimentos Gerais
Em texto de 1995, John Manuel Monteiro afirma que “a nova história indígena no Brasil encontrou um campo fértil para crescer a partir de uma série de elementos novos”.
(O desafio da história indígena no Brasil. Em: Aracy L. da Silva e Luís D. B. Grupioni (orgs). A temática indígena na escola)
Tais “elementos novos” constituem-se