Filtrar


Questões por página:
Assinalar o modo de produção que, em tempos diferentes, predominou em regiões da Ásia e África, banhadas pelo mar Mediterrâneo e, também, na América. Entre suas características observa-se a agricultura como base da economia; a servidão coletiva como forma de organização do trabalho e a teocracia como forma de organização política.

Leia os trechos a seguir.


“A História é um componente curricular obrigatório no ensino fundamental, porém, nem sempre desenvolvido de modo adequado, considerando sua importância para a formação dos indivíduos e de modo que possibilitem a construção de conhecimentos significativos.”


(Disponível em: http://docplayer.com.br/10440110-Fundamentos-e-metodos-do-ensino-de-historia-algumas-reflexoes-sobre-a-pratica.html.)


“Aprender a ser sujeito da história, adquirir a consciência do mundo como o ser-estar-do-homem-no-mundo e saber praticar esta consciência em prol da construção de um mundo cada vez mais humano, de modo que por meio de seus atos o homem o construa como um mundo cada vez mais para si mesmo, isso dá certo sobretudo quando se começa desde pequeno.”


(In: Guimarães; Falleiros,2005, p.4.)


Diante das premissas anteriormente expostas e do contexto educacional atual, é possível inferir que ao professor de história:

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas. O sistema de transporte ferroviário é indicado para localidades de __________ extensão territorial, apresenta __________ custos em sua manutenção e __________ custos em sua estruturação. Transporta pessoas, mercadorias e cargas pesadas, com um consumo energético relativamente __________. Oferece __________ risco de acidente e emissão de poluentes.
Tradicionalmente a historiografia proporcionou para a história política um lugar privilegiado, mesmo com a ampliação da análise da história social e as abordagens multidisciplinares, pouco foi feito em relação às diferenças de gênero, às relações de poder e relações entre os sexos. Foi no âmbito do feminismo contemporâneo que se desenvolveu um novo campo de estudos, a história das mulheres, voltado para a questão da
Os estudos de gênero buscam compreender como no decorrer da história humana o masculino e o feminino são representados, visto que as sociedades se organizam a partir dessas representações. Trazer estudos de gênero para o ensino significa evidenciar o caráter social, portanto,