Questões de Concurso
Filtrar
348 Questões de concurso encontradas
Página 59 de 70
Questões por página:
Leia atentamente o seguinte excerto:
“A apreensão das noções de tempo histórico em suas diversidades e complexidades pode favorecer a formação do estudante como cidadão, aprendendo a discernir os limites e possibilidades de sua atuação, na permanência ou na transformação da realidade histórica em que vive”. (Grifo do autor)
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Ciências Humanas e suas tecnologias. MEC, p.25.
Das competências que se espera de um aluno do Ensino Médio em relação ao componente curricular de História apresentadas a seguir, assinale a opção que corresponde à competência que se refere à formação cidadã.
A ênfase fortemente regionalista dos inconfidentes inclinava-se, às vezes, para o nacionalismo econômico. Isto era mais explícito nos pronunciamentos do alferes Tiradentes, embora ele não estivesse isolado em tal posição. Silva elogiava a beleza de Minas e apontava seus recursos naturais. Livre, republicano, industrializado, continuava o propagandista, o Brasil não teria necessidade de importar mercadorias estrangeiras.
(Kenneth R. Maxwell. A devassa da devassa: a Inconfidência Mineira, Brasil – Portugal, 1750-1808,1978. Adaptado)
Os projetos defendidos pelos inconfidentes podem ser explicados pela conjuntura histórica de