Filtrar


Questões por página:
Uma oficina náutica localizada na orla de Imbé (RS) realiza reparos em motores de embarcações usadas em lagoas e rios da região. Durante o processo de limpeza de peças, são geradas borras de tinta antifouling (tinta anti-incrustante) e resíduos contendo cobre e biocidas. De acordo com a ABNT NBR 10004/2004, a classificação correta desses resíduos industriais é:
Uma precipitação atmosférica ocorre quando gases poluentes liberados pela queima de combustíveis fósseis, como os óxidos de enxofre (SO₂) e de nitrogênio (NOx), reagem com o vapor d’água presente na atmosfera. Esse processo forma substâncias ácidas que retornam à superfície terrestre por meio da chuva, da neve ou da neblina, provocando a acidificação de solos, rios, lagos, danos à vegetação e à vida aquática, além de corroer construções e monumentos. Esse fenômeno ambiental é conhecido como:
As alterações nas concentrações atmosféricas de CO₂ impactam diretamente a química oceânica. A mudança na concentração de CO₂ atmosférico causa:

Qualifica-se como química ambiental o âmbito da química responsável por englobar todos os processos químicos que ocorrem no meio ambiente. Estes processos podem decorrer naturalmente ou das atividades antrópicas. O domínio da química ambiental envolve conhecimentos acerca da biologia, ecologia, geologia, geomorfologia, geografia e engenharia ambiental e sanitária. O alvo da química ambiental é construir ferramentas de modo a se gerar esclarecimentos sobre todos os mecanismos que controlam a quantidade e a qualidade das substâncias na natureza. A química verde, ferramenta da química ambiental, surgiu da necessidade de se auxiliar no combate à poluição gerada pelas atividades antrópicas, por exemplo, as indústrias. Ela refere-se ao projeto de produtos químicos e processos químicos que reduzem ou eliminam o uso e a geração de substâncias nocivas ao meio ambiente. Os princípios da química verde auxiliam os químicos na avaliação dos impactos ambientais de seus trabalhos.


Assinale a alternativa que apresenta INEXATIDÃO quanto aos princípios da química verde:

(PMM/URCA 2025) O A é um elemento químico importante nos processos metabólicos dos seres vivos, já que faz parte da estrutura de moléculas vitais dos organismos, moléculas que atuam na produção de energia, produção de outras moléculas (RNA, coenzimas) etc., sendo os maiores reservatórios o fundo do mar e algumas rochas. Por sua importância no metabolismo vegetal, estando em grande quantidade, pode ocasionar danos ao meio ambiente com a proliferação de plantas aquáticas, causando o fenômeno da B.

“A” e “B” podem ser substituídos, no texto acima, respectivamente por: