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Em um laboratório didático de Química, foi desenvolvido um estudo sobre cinética química aplicando catalisadores naturais. Os alunos utilizaram extratos enzimáticos e verificaram alterações na velocidade de reações de oxidação em soluções aquosas. Para extrapolar o aprendizado e tornar a experiência mais sofisticada, o que seria recomendável?
“Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.” Lei de Lavoisier. Assim, observa-se que as substâncias existentes na natureza podem sofrer transformações que são denominadas Reações químicas. Observe as afirmativas a seguir:
I. Reagentes são substâncias que reagem e dão origem a novas substâncias. II. Produtos são substâncias resultantes dos reagentes. III. Nas reações químicas, desde que ocorram em sistema fechado, a massa permanece constante. IV. Nas reações químicas, desde que ocorram em sistema fechado, a massa é inconstante.
Assinale:

A reação química abaixo pode ser classificada como sendo:


NaCl + AgNO3 → AgCl + NaNO3.

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Considerando o texto acima, julgue os item seguinte, a respeito da estrutura, das propriedades e das transformações da matéria.


De acordo com a Lei de Dalton das proporções múltiplas, se uma massa fixa de um elemento se combinar com massas diferentes de um segundo elemento para formar compostos diferentes, as massas desse segundo elemento nos diferentes compostos estarão entre si em uma relação de números inteiros pequenos.

Ajustar o pH do solo é um importante fator para o desenvolvimento dos vegetais. Nesse sentido, quando se aplica cal virgem agrícola, obtém-se a seguinte equação:

CaO(s) + H2 O(l) ↔ Ca(OH) 2(aq)
ou
CaO(s) + H2 O(l) ↔ X(aq) + Y(aq)

As letras X e Y da equação representam, respectivamente: