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Leia a notícia a seguir.
“Uma rede de pesquisa envolvendo cientistas e laboratórios será criada no Brasil para ajudar no enfrentamento de viroses emergentes, com foco inicial em coronavírus e influenza. A reunião contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde, Academia Brasileira de Ciências, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Universidade de São Paulo, Fundação Oswaldo Cruz, Sociedade Brasileira de Virologia e Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia.” (adaptação da matéria “Rede de pesquisa deverá ajudar a enfrentar coronavírus e influenza”, publicada no site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações).
Em redação jornalística para veículos impressos, a forma correta para inserir siglas na primeira ocorrência é a seguinte:
De acordo com os manuais de redação e estilo radiofônicos, a notícia veiculada deve ser objetiva e clara, em períodos curtos, sem orações intercaladas.
Com relação às técnicas de redação jornalística no rádio, é correto afirmar que:
Na medida em que um texto publicitário se coloca como deliberativo e com função de aconselhamento, a função predominante da linguagem tende a ser a
As opções a seguir apresentam estruturas que devem ser evitadas em um texto a ser lido no rádio, à exceção de uma. Assinale-a.
Sobre a tipologia dos leads, analise as afirmativas a seguir. I. Ao contrário do lead flash, que ordena as informações a partir da mais relevante, o lead moderno enumera os fatos temporalmente, de modo a facilitar a compreensão. II. O lead resumo normalmente começa com uma frase curta, enquanto o lead literário distribui os fatos aleatoriamente, a partir do verbo de ação. III. O lead clássico ordena seus elementos a partir da notação mais importante, já no lead narrativo há uma ordenação sucessiva de fatos, rumo ao clímax. Está correto o que se afirma em