Filtrar


Questões por página:

Com relação a lide, julgue o próximo item.


Os dois parágrafos iniciais do texto jornalístico, que, em geral, compõem o lide, destacam o que o redator julgou mais relevante para o conhecimento público, com o propósito de prender a atenção do leitor.

Com relação a lide, julgue o próximo item.


O lide faz parte do modelo da pirâmide invertida, popularizado pelos norte-americanos no século XIX, quando os princípios da objetividade e da imparcialidade começaram a se impor, junto com o modelo de jornalismo informativo.

Para que uma reportagem de televisão fique atrativa para o telespectador é preciso que seja ilustrada por imagens. Com base nesta ideia, analise as asserções a seguir:


I. A palavra precisa dar apoio à imagem, e não competir com ela.

II. É preciso identificar nos textos quais são os elementos fundamentais da notícia, mesmo que sejam mostrados pelas imagens.

III. O texto da reportagem televisiva deve ser descritivo para permitir que deficientes visuais compreendam a reportagem.

IV. O texto não tem o poder de valorizar uma imagem, por isso é preciso priorizar a imagem em detrimento do texto.


Está CORRETO apenas o que se afirma em:

No jornalismo online a pirâmide invertida não é mais a principal forma para redação de notícias. Os textos podem ser escritos, por exemplo, separados em blocos. “Dividir a sua reportagem em blocos maximiza o potencial de leitura. As reportagens podem ser complexas, com vários assuntos, ângulos e áreas de cobertura”. (WARD,2006, p.127).


Considerando a afirmação acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I. Quando uma reportagem é escrita em blocos, o número de pontos de entrada para diferentes elementos, como áudio, vídeo e links, aumenta.


PORQUE


II. O meio online é considerado não-linear e a maioria dos elementos multimídia, quando inseridas no texto em formato pirâmide invertida, é produzida de modo periférico e não integral.

No jornalismo audiovisual, o editor de texto tem a função de montar a estrutura da reportagem. É ele quem escolhe os trechos das sonoras que serão utilizadas, que avalia se a passagem do repórter entrará ou não na matéria, e que acompanha a cobertura dos offs, feita pelo editor de imagens.


Também é função do editor de texto