Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Cada uma das opções a seguir apresenta uma proposta de reescrita para o seguinte trecho do segundo parágrafo do texto 1A1-I: “Embora possam ser classificadas como pertencentes à mesma espécie botânica (Crescentia cujete), a primeira era ligada ao uso diário, ao passo que a outra era usada como veículo de acesso ao mundo espiritual em decorrência do consumo de ipadu e gaapi (cipó Banisteriopsis caapi).”. Assinale a opção cuja proposta mantém os sentidos originais e a correção gramatical desse trecho.
mostrar texto associado
No trecho “... um reforço aos privilégios de poucos.” a alteração do trecho em destaque mantém o sentido e a correcão, de acordo com a norma padrão, em
mostrar texto associado
A palavra em destaque pode ser substituída sem prejuízo de sentido pela expressão indicada em

Texto I para responder à questão.

 

Uma chance de proteger o futuro

 


Imagine um mundo com secas, tempestades e fome, com ilhas e regiões costeiras inundadas, onde milhões de pessoas morrem por causa da poluição do ar e das águas, enquanto outras buscam refúgio em lugares mais seguros e alguns ainda lutam entre si pelos escassos recursos naturais. Em contraponto, imagine um mundo com ar e água limpos, com tecnologia, onde casas, transportes e indústrias estejam a serviço de toda a população, onde todos compartilhem os benefícios do desenvolvimento, da industrialização e de recursos naturais; imagine ainda que esta situação possa se sustentar de uma geração para a outra. A escolha entre esses dois futuros cabe a nós.
(KofiAnnan, secretário geral da ONU. Folha de S. Paulo. São Paulo,30/06/2002. Fragmento.)
Mantendo?se a norma padrão, o trecho “... onde todos compartilhem os benefícios do desenvolvimento, ...” pode ser substituído pela seguinte reescrita sem que haja mudança de informação:
mostrar texto associado
Assinalar a alternativa que reescreve CORRETAMENTE o período abaixo, mantendo a correção gramatical e o sentido original do texto:

“Precisamos, decididamente, de uma revolução cultural para que cada cidadão assuma a sua parcela de obrigações.”