Filtrar


Questões por página:

Uma das coisas mais maravilhosas que podemos aprender com os heróis da pobreza é lidar de maneira não tão contábil com o sucesso e o insucesso. Pessoas que mantêm a cabeça erguida mesmo em situações difíceis têm uma peculiaridade: mantêm-se ativas até nas crises. Dispõem de uma dignidade independente das circunstâncias externas e, muitas vezes, têm a capacidade de encarar o fracasso como oportunidade.


SCHONBURG, Alexander. Rico sem dinheiro. São Paulo: Gente,2007, p.55.


Considerando-se os aspectos da norma-padrão da língua, assinale a alternativa correta.

mostrar texto associado

Em relação a estruturas e recursos de estilo do trecho precedente de Uma galinha, julgue o item seguinte.


O sétimo período do segundo parágrafo poderia ser reescrito, com correção gramatical e sentido equivalente ao original, da seguinte forma: De telhado a telhado, percorreu-se mais de um quarteirão da rua.


mostrar texto associado
A respeito do vocabulário e da estrutura linguística do texto CG1A1-I, julgue o item que se segue.

O segundo período do primeiro parágrafo poderia ser reescrito, mantendo-se a correção gramatical e os sentidos originais do texto, da seguinte forma: No ano 2000, o economista norte-americano James Heckman (um dos ganhadores do prêmio Nobel na área econômica), conduziu uma pesquisa que acompanhou, ao longo do tempo, várias crianças, com e sem acesso à educação de qualidade.
mostrar texto associado
Uma outra maneira de reescrevermos o trecho: “Dotada de vários antioxidantes, que agem contra a ação de radicais livres causadores do envelhecimento precoce, a alcachofra é um estimulante do aumento do fluxo biliar, melhorando as funções do fígado.” (7º parágrafo), respeitando-se a lógica textual e as normas gramaticais, é:
mostrar texto associado
Uma maneira de reescrevermos o trecho “Valorizada, a rosa-do-deserto, que não exige muito espaço para crescer, é ideal para vasos, embora também possa ser cultivada em solo com boa drenagem para ornamentação de jardins.” (3º parágrafo), mantendo-se a lógica textual e as normas gramaticais, é: