Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Cintilações correspondem a variações no nível de potência recebida PR e podem causar desvanecimentos tanto de pequena quanto de grande escalas em enlaces via satélite geoestacionário. Fenômenos tanto na ionosfera quanto na troposfera podem causar as referidas cintilações, sendo aquelas provocadas na ionosfera mais rápidas que as provocadas na troposfera.

mostrar texto associado

Os limiares de disponibilidade e de desempenho de um sistema via satélite são, normalmente, idênticos e são determinados a partir da potência recebida mínima que garante uma taxa de erro de bits inferior a um limiar acima do qual não há sincronismo no enlace.

mostrar texto associado

A taxa de erro de bits, de símbolos e de frames de um sistema via satélite depende da razão entre a potência recebida PR e a potência do ruído e interferência verificada no sistema receptor do enlace. A disponibilidade desse sistema também depende da referida razão e da margem de desvanecimento, que pode ser determinada a partir de PR e da sensibilidade do sistema receptor para determinada taxa de erro desejada.

mostrar texto associado

Em um sistema via satélite geoestacionário, da relação PR apresentada, apenas LA varia com o tempo, de forma instantânea, se esse sistema for do tipo bent-pipe. Essa variação de LA deve-se a alterações das condições atmosféricas no enlace em decorrência, por exemplo, de chuva e de neblina.

mostrar texto associado
O múltiplo acesso do tipo random time division multiple access empregando-se as técnicas denominadas ALOHA e slotted ALOHA permite que se obtenha throughput próximo a 100%, superior então ao que se obtém com tecnologias do tipo TDMA, acarretando, porém, gerenciamento mais complexo no acesso das VSATs às portadoras disponíveis no sistema. Por oferecer maior throughput, esse tipo de acesso é preferível em aplicação de navegação, via satélite, na Internet.