Filtrar


Questões por página:
O cuidado com pessoas em uso problemático de álcool e outras drogas envolve estratégias interdisciplinares que promovem a reintegração social e a melhoria da saúde mental e física. Considerando as abordagens de intervenção, analise as afirmativas abaixo, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. O tratamento para dependência de substâncias deve ser baseado exclusivamente em terapias de choque para garantir resultados imediatos.

II. O uso de medicamentos psicotrópicos é a única forma eficaz de tratamento para dependência de álcool e drogas.

III. A abordagem do cuidado deve ser centrada no paciente, respeitando suas necessidades, escolhas e fortalecendo a rede de apoio social.
Visualizar Questão Comentada
A estratégia de Redução de Danos é uma abordagem contemporânea no campo da saúde pública, especialmente no que se refere ao uso de substâncias psicoativas. Ao contrário de modelos que priorizam apenas a abstinência ou a repressão, essa estratégia busca minimizar os riscos e prejuízos à saúde e à qualidade de vida dos usuários, sem necessariamente exigir a interrupção imediata do uso. A Redução de Danos reconhece o contexto social, psicológico e individual do usuário, propondo ações mais humanizadas e inclusivas.
A estratégia de Redução de Danos em relação ao uso de substâncias psicoativas tem como foco principal:
No tratamento de álcool e outras drogas, a passagem do paradigma da abstinência para a proposta de redução de danos muda a meta institucionalizada de remissão do sintoma e da cura do doente e passa a ter como direção a produção de saúde, considerando-a como:
Assinale a alternativa correta quanto às abordagens para trabalhar a prevenção de recaída, o que inclui uma série de capacidades para estimular ou manter a abstinência:
Visualizar Questão Comentada
O que caracteriza a abordagem de redução de danos nos serviços substitutivos: