Filtrar


Questões por página:
O que caracteriza a abordagem de redução de danos nos serviços substitutivos:
Sobre sua proposta de clínica ampliada, Campos (1997) discorre: “[...] partindo de Basaglia, creio, importante, buscar-se uma nova dialética entre sujeito e doença. Nem a antidialética positivista da medicina, que fica com a doença, descartando-se qualquer responsabilidade pela história dos sujeitos concretos, nem a revolta ao outro extremo: a doença entre parênteses, como se não existisse, quando, na verdade, ela está lá, no corpo, todo o tempo, fazendo barulho, desmanchando o silêncio dos órgãos. A doença está lá, dependendo dos médicos e da medicina, é verdade, mas também independente da medicina; dependente da vontade de viver das pessoas, com certeza, mas também independente da vontade dos sujeitos. Está lá, simplesmente, enquanto processo humano de nascer, crescer, gastar a vida, minguar e morrer.”
Assinale a alternativa que corretamente corresponde à proposta de clínica ampliada.

INSTRUÇÃO: Leia atentamente o texto a seguir para responder à questão 07.


Se trabalhar no âmbito da [Atenção Primária] AP já representa um grande desafio para o psicólogo, quando o assunto é o consumo de substâncias psicoativas esse desafio se intensifica. Em pesquisa sobre como a AP responde às demandas relacionadas ao consumo de álcool e outras drogas, Lima (2014) aponta que os profissionais entrevistados — incluindo o psicólogo da equipe do [Núcleos de Apoio à Saúde da Família] NASF — relatam que a única ação a ser feita é o encaminhamento a um serviço especializado. Para justificar os constantes encaminhamentos, os profissionais dizem não saber o que fazer com usuários de álcool e drogas.


Fonte: LIMA, Ana Izabel Oliveira; DIMENSTEIN, Magda; MACEDO, João Paulo. Consumo de álcool e drogas e o trabalho do psicólogo no núcleo de apoio à saúde da família. Psicologia em Pesquisa, Juiz de Fora, v.9, n.2, p.188-197, jul.- dez.2015.


O trecho trata do trabalho dos psicólogos dos NASF, diante da questão do consumo de substâncias psicoativas. Considerando-o, analise as asserções que se seguem.


I. O enfrentamento ao consumo de substâncias psicoativas realizado pelo serviço de psicologia em um NASF pode-se dar através do matriciamento e/ou da abordagem de redução de danos.


PORQUE


II. A concepção que um psicólogo tem a respeito de como as famílias de pessoas dependentes químicas devemse comportar é de caráter prescritivo, formato que deve embasar o seu trabalho em quaisquer abordagens na AP.


Considerando-se a relação acima, assinale a alternativa CORRETA.

No que diz respeito ao transtorno por abuso de substâncias, a seu tratamento, características e intervenções, julgue o item que se segue.


É exemplo de estratégia de redução de danos a troca de seringas para usuários de drogas intravenosas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. A redução de danos é uma estratégia de tratamento da dependência química que pode ser definida como um olhar pragmático para a redução dos prejuízos associados ao consumo de substâncias. Seu espectro de ação vai desde a abordagem do dependente que não deseja reduzir seu consumo, passando pelas estratégias para lidar com a redução do consumo, até chegar às formas de lidar com a abstinência.

II. O tamanho ideal para um típico grupo orientado para a interação interpessoal é de 7 ou 8 membros, e certamente, não mais do que 10. Um número muito pequeno de membros não oferecerá a massa crítica necessária de interações interpessoais. Já em um grupo com mais de 10 membros, haverá uma interação ampla e produtiva, mas alguns membros serão deixados de fora: não haverá tempo suficiente para examinar e compreender todas as interações de cada um dos membros.

III. Por intermédio da avaliação, os psicólogos buscam informações que os impeçam de responder questões sobre o funcionamento psicológico das pessoas e suas implicações. Em geral, essas avaliações são realizadas individualmente e exigem do profissional o uso de alguma ferramenta ou instrumento de apoio, como um questionário.

Marque a alternativa CORRETA: