Filtrar


Questões por página:
Acompanhando a conjuntura internacional nos últimos anos, a indústria calçadista nacional tem passado por um processo de relocalização regional e, apesar da presença de empresas calçadistas em quase todos os estados brasileiros, esse movimento ocorreu principalmente, em direção aos estados do Nordeste. Esse deslocamento para outras localidades, no entanto, não minimiza a importância das regiões produtoras tradicionais, visto que se trata de estratégias das grandes empresas do setor para se manterem competitivas no mercado interno e internacional, aproveitando-se de excedentes de mão-de-obra nos estados de destino, como também do forte incentivo fiscal implementado com a finalidade de atrair empresas para a região. Fonte: IPECE TEXTOS PARA DISCUSSÃO nº 101? agosto de 2012. Microsoft Word - TEXTO DISCUSSÃO 101 agosto 2012 (ipece.ce.gov.br) Acesso em 07/03/2021.

O texto acima faz referência ao deslocamento do setor de calçados para outros estados do Nordeste os quais podemos citar:
O Brasil, é um país com uma grande área territorial, um dos maiores produtores de alimentos, uma imensa diversidade da sua fauna e flora, dispõe de um grande potencial hídrico e energético. Do ponto de vista populacional o País dispõe de um "bônus" demográfico importante para o crescimento econômico. Contudo a pobreza e a desigualdade social continuam sendo um desafio para o País e especialmente para a região Nordeste. Nesse contexto podemos traçar as principais ações de desenvolvimento regional considerando a criação de instituições e instrumentos para o planejamento do desenvolvimento regional a partir da década de 1950. Nesse contexto é correto afirmar que:
O Semiárido brasileiro é uma região de condições climáticas que predomina a aridez, com baixa e irregular precipitação pluviométrica, tornando-se um desafio o desenvolvimento da atividade agrícola, também é atribuída às características do semiárido os baixos índices econômicos e sociais que os municípios localizados nessa região apresentam. De acordo com a Sudene,1262 municípios estão localizados na região semiárida do Brasil. Estes municípios pertencem, aos seguintes Estados da Federação que contam com a atuação da Sudene. Os Estados são:
A macrocefalia urbana é um fenômeno que acontece em grandes cidades, sobretudo em países ou regiões subdesenvolvidas do mundo, podendo ser descrita como a concentração espacial desigual de pessoas e serviços dos mais variados tipos em uma determinada cidade ou aglomeração urbana. NÃO se trata de um caso de macrocefalia:
A regionalização do Brasil reflete as disparidades que acontecem em nosso País. Analise as afirmativas abaixo sobre a regionalização do território brasileiro.
1. A atual divisão regional do Brasil resulta da construção histórica realizada ao passar do tempo, à medida que as pessoas organizam e reorganizam o espaço geográfico.
2. As regionalizações começaram a ser traçadas delimitando as regiões de acordo com suas características naturais.
3. Além da regionalização oficial do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), outra bastante utilizada é a divisão do Brasil em Complexos Regionais, que considera as características naturais, históricas e econômicas entre as regiões não se atendo às delimitações das fronteiras políticas estaduais.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.