Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas abaixo sobre a Região Norte.
1. É a mais extensa do Brasil.
2. Abriga grande parte da população indígena do País.
3. Uma característica marcante da região é a presença da floresta atlântica, que se estende por quase todo o seu território.
4. A região distingue-se pelo clima quente e chuvoso, pelo relevo, em geral, de baixas altitudes e também pela grande quantidade de rios.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
mostrar texto associado
Acerca dos contrastes sociais, populacionais e regionais presentes no território brasileiro, julgue o item.

Pedro Pinchas Geiger, considerando a divisão oficial do IBGE inadequada para a análise geográfica do Brasil, propôs, nos anos 1960, a divisão do País em complexos regionais, tomando como base os contrastes étnicos e sociais que as diversas áreas do território apresentavam.
mostrar texto associado
Acerca dos contrastes sociais, populacionais e regionais presentes no território brasileiro, julgue o item.

Os contrastes regionais que se percebem no Brasil atualmente são consequência, entre outros fatores, de decisões governamentais de interesse das elites políticas e econômicas ao longo da história.
O Brasil possui regiões geoeconômicas, também chamadas de macrorregiões econômicas ou complexos regionais, que têm características distintas devido a vários fatores, como história, desenvolvimento, população, economia. São macrorregiões do Brasil conforme a regionalização geoeconômica:
A região Nordeste, historicamente marcada por aspectos socioecômicos desfavoráveis, vem, há algumas décadas, apresentando importantes dinâmicas na economia brasileira. Tendências de acumulação privada reforçadas pela ação estatal, quando não comandadas pelo Estado brasileiro, fizeram surgir e se desenvolver no Nordeste diversos subespaços dotados de estruturas econômicas modernas e ativas, focos de dinamismo em grande parte responsáveis pelo desempenho relativamente positivo apresentado pela atividade econômica na região. Observe, então, a representação abaixo, onde se apontam alguns desses subespaços que se vêm destacando do ponto de vista econômico:
Imagem associada para resolução da questão

Os subespaços de desenvolvimento apontados pelos numerais de 1 a 5 destacam-se, respectivamente, como polos (de)