Filtrar


Questões por página:
Os conceitos da aprendizagem motora podem subsidiar o processo-ensino do professor de Educação Física em sua prática pedagógica. Com relação aos fundamentos deste campo de estudo, analise as afirmativas a seguir.
I. Quando uma tarefa motora possuir entre seus elementos alta complexidade e baixa organização recomenda-se a prática do todo em seu ensino. II. A Complexidade: está relacionada ao número de componentes ou partes da tarefa e às suas demandas de processamento de informações. III. Organização: refere-se à interação (interdependência) das partes ou componentes da tarefa.

Estão corretas as afirmativas:
O esporte quando não ressignificado ao ambiente educacional assume a forma de uma concepção denominada por Betti (1998) esporte como esporte espetáculo sendo este um produto típico da cultura ocidental. Sobre a manifestação do esporte na forma de esporte espetáculo, analise as afirmativas a seguir.
I. É fruto da modernidade capitalista e visa o lucro, o máximo rendimento industrial e tecnológico. II. Anseia a dominação da natureza (via ciência) e o domínio político como alicerce da exploração econômica. III. Resulta de uma secularização da vida social, elimina, porém, características religiosas e rurais próprias dos antigos jogos e festividades medievais, tornando-se um protótipo da vida urbana sem vínculos religiosos.

Sobre as características do esporte espetáculo, estão corretas as afirmativas:
O esporte pode ser compreendido como uma atividade competitiva, institucionalizada, que envolve esforço físico rigoroso ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas. Bracht (1992) destaca o antagonismo entre o esporte na escola (esporte rendimento) e o esporte da escola (esporte educacional). Assinale a alternativa que representa uma característica do esporte da escola.
Segundo Samulski (1995) “a motivação é caracterizada como o processo ativo, intencional e dirigido a uma meta, o qual depende da interação de fatores pessoais e ambientais”. Portanto, a motivação para prática esportiva pode mudar no decorrer da vida de uma pessoa. Segundo Weinberg e Gould (1999), são considerados fatores pessoais para motivação para praticar esporte:
( ) personalidade. ( ) necessidades. ( ) interesses. ( ) desafios. ( ) estilo de liderança.
Usando (certo) ou (errado), a opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é:
Ao desenvolver saberes e conhecimentos acerca de “esporte, consumo e mídia” com alunos do Ensino Fundamental, o Professor de Educação Física espera que os mesmos sejam capazes de: