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A Educação Física escolar permite que os alunos interpretem, reflitam e modifiquem sua realidade. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O conteúdo/unidade temática Jogos e Brincadeiras, dentro da Educação Física escolar, pode ampliar as possibilidades de vivências dos alunos, em momentos de lazer fora da escola. ( ) O lazer não se relaciona com a Educação Física escolar, tendo em vista que os momentos reais de lazer ocorrem fora da escola. ( ) Brincadeiras e jogos não fazem parte da dimensão lúdica do discente, uma vez que são conteúdos curriculares oficiais da Educação Física escolar.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Analise a situação de ensino a seguir.
O professor Pedro solicitou aos seus alunos que entrevistassem seus responsáveis próximos para coletar informações sobre quais jogos e brincadeiras costumavam realizar em sua infância. Posteriormente, em aula, os discentes levaram os resultados e vivenciaram os jogos e brincadeiras encontrados. Ao final, em roda, debateram como os nomes, características e regras dessas manifestações variaram, de acordo com o tempo, o local e os aspectos culturais que as perpassam.
Com essa atividade, o professor Pedro buscou dialogar, refletir e ampliar

De acordo com Alves (In: Scarpato,2007), existem algumas vantagens em levar os alunos a aprenderem a realizar os sistemas defensivos do handebol, basquetebol e futebol iniciando pelos sistemas defensivos individuais.


Assinale a alternativa que expressa uma dessas vantagens.

Na última década do séc. XX, Moreira (1992) publica um texto no qual menciona que o modelo educacional vigente àquela época dava destaque à educação cognitiva e as escolas transformavam a cognição em pura memorização. A Educação Física, por estar ligada às práticas esportivas na escola, sofre consequências desse tipo de enfoque educacional que, além de enfatizar a educação cognitiva, também explicitava valores mais abrangentes, como a dicotomia entre
De acordo com o publicado em Nista Piccolo e Toledo (2014), ao se trabalhar o ensino das modalidades esportivas como uma fonte educativa significativa, visando ao desenvolvimento integral do ser humano, deve-se utilizar um tratamento pedagógico que