Filtrar


Questões por página:
“Após passar por um processo de revisão conceitual, a partir de uma referência pedagógica numa perspectiva de rendimento mantida por muito tempo, o esporte moderno, na amplitude do seu campo social, acumulou conhecimentos técnicos e científicos, juntando todo um acervo de saber esportivo, o qual compõe uma teoria geral do esporte. Quando o fenômeno esportivo já era discutido na exaustão social do esporte de alta competição, surgiu, como síntese de uma reação da intelectualidade mundial do esporte, a vinculação da prática esportiva ao conjunto de direitos sociais do homem contemporâneo. Este novo quadro [...] passou a exigir que os conteúdos e estratégias fossem totalmente revistos nas novas dimensões surgidas: a do esporte na educação e a do esporte na vida do homem comum” (TUBINO,2001). Essa passagem indica um marco importante no processo de modernização conceitual do esporte e caracteriza o que podemos chamar de:
De acordo com Kunz (2006), o treinamento especializado precoce no esporte acontece quando crianças são introduzidas, antes da fase pubertária, a um processo de treinamento planejado e organizado de longo prazo e que se efetiva em um mínimo de três sessões semanais, com o objetivo do gradual aumento do rendimento, além de participação periódica em competições esportivas. Sobre as consequências do treinamento especializado precoce, analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta. I) Formação escolar deficiente, devido à grande exigência em acompanhar com êxito a carreira esportiva. II) Fortalecimento de estruturas corporais que prevenirão lesões. III) Unilaterização de um desenvolvimento que deveria ser plural.
O Esporte Educação é uma manifestação social do fenômeno esportivo que sustenta dois diferentes conceitos, o Esporte Educacional e o Esporte Escolar. Tais conceitos são sustentados por Tubino (2001) e pelo Decreto Nº 7.984 de 08 de abril de 2013 que regulamenta a legislação esportiva no Brasil. Em relação a esses dois conceitos, assinale V para VERDADEIRO e F para FALSO. ( ) O esporte educacional tem a finalidade de dar oportunidade de uma prática diferenciada para aqueles jovens que possuem talentos e biótipos adequados para determinadas modalidades esportivas. ( ) O esporte educacional tem a finalidade de formação para a cidadania e se apoia em princípios em que a inclusão de todos reforça a democratização da prática esportiva. ( ) O esporte escolar é desenvolvido através de treinamentos específicos e também por competições escolares. ( ) O esporte educacional se alicerça principalmente sobre o princípio do fair play, pelo qual as crianças e adolescentes aprendem nas competições a respeitar os adversários, companheiros, árbitros, dirigentes e todos os códigos, inclusive as regras. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo:
Com relação à obra: O “esporte na escola” e o “esporte da escola”: da negação radical para uma relação de tensão permanente: um diálogo com Valter Bracht (VAGO,1996), marque a alternativa que melhor representa a ideia defendida pelo autor sobre a temática:
Sadi, Costa e Sacco (2008) trazem, em seu artigo: Ensino de esportes por meio de jogos: desenvolvimento e aplicações, a classificação da abordagem americana que envolve quatro categorias de jogos: jogos de invasão, jogos de rede/parede, jogos de rebatida/campo e jogos de alvo.
Qual é o jogo em que as decisões importantes estão baseadas nos seus limites físicos, como força, resistência, agilidade, e posicionamento do adversário?