Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Para Marx, a história é um processo linear e contínuo, uma sequência de causas e efeitos, um processo de transformações sociais determinadas pelas contradições entre os meios de produção (as formas de propriedade) e as forças produtivas (o trabalho, seus instrumentos e suas técnicas).
mostrar texto associado
Para Marx, as relações sociais são determinadas pelas formas de produção da vida material e pela maneira como os homens produzem e distribuem essa riqueza para a manutenção da vida e a sobrevivência.
mostrar texto associado
Na dialética marxista, a burguesia seria a antítese e o proletariado, sua tese. A síntese seria a superação da sociedade de classes por uma sem classes, o comunismo.
mostrar texto associado
A explicação para que 1% da população mundial seja mais rica que os outros 99% está na constituição da sociedade capitalista, que, segundo Marx, funciona com base no antagonismo entre duas classes: a burguesia, que detém os modos de produção (fábricas, empresas, terras, comércio etc.), e o proletariado, trabalhadores que vendem sua força de trabalho.
mostrar texto associado
O pensamento de Karl Marx acompanhava o pensamento de Friedrich Hegel quanto à dialética, pois Marx, assim como Hegel, era materialista e pensava que era o mundo material que condicionava a ideia que se tinha dele.