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Sobre os estudos de Emile Durkheim (1903) acerca da função classificadora, julgue os itens abaixo com V paras sentenças VERDADEIRAS e F para as FALSAS.
( ) Classificar as coisas é arrumá-las em grupos distintos uns dos outros, separados por linhas de demarcação nitidamente determinadas.
( ) A consciência individual não passa de um fluxo contínuo de representações que se perdem umas das outras, e as distinções, quando começam a aparecer, são todas fragmentárias.
( ) Toda classificação implica uma ordem hierárquica cujo modelo não nos é oferecido nem pelo mundo sensível nem pela nossa consciência.
( ) O esquema da classificação não é um produto espontâneo do entendimento abstrato, mas sim resulta de uma elaboração na qual entraram todos os tipos de elementos estranhos.
( ) As classificações primitivas constituem singularidades excepcionais, sem analogia com as que estão em uso entre os povos mais cultos.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
A despeito da relação entre igualdade e liberdade, na análise da democracia por Tocqueville, marque (V) para as alternativas VERDADEIRAS e (F) para as alternativas FALSAS.
( ) O processo democrático se caracteriza por um constante aumento da igualdade de condições em uma dada sociedade.
( ) O desenvolvimento da democracia pode levar ao aparecimento de uma cultura de massas que destruiria as possibilidades de manifestação de minorias.
( ) O desenvolvimento da democracia pode levar ao aparecimento de um Estado autoritário.
( ) Liberdade e igualdade são essencialmente incompatíveis no contexto democrático traçado por Tocqueville.
A sequência CORRETA é:
Acerca das concepções de Estado e democracia para Hegel e para Marx, analise as afirmações abaixo:
I) O Estado para Hegel possui um caráter libertador ao garantir as liberdades individuais.
II) Para Hegel, o Estado Moderno manifesta a individualidade concreta. Tem como característica o alinhamento das vontades particulares e gerais.
III) A concepção de emancipação política para Marx se aproxima das ideias de Rousseau ao definir que ela somente é possível se conjugada com a emancipação social.
IV) Para Marx, a liberdade e a igualdade só são possíveis a partir da emancipação política. Somente a partir desta última seria possível a emancipação social.
Dentre as opções, a sequência que apresenta apenas as opções CORRETAS é:
Sobre Weber e sua concepção de educação é CORRETO afirmar que: