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Segundo o modelo ideal de educação pensado pelo sociólogo Max Weber, quais seriam as principais finalidades da educação?
Considerado um dos mais influentes pensadores da Sociologia da Educação, Émile Durkheim, elaborou teorias que até o presente são refletidas e exploradas ao construirmos a educação institucionalizada. Entre os vários conceitos elaborados pelo sociólogo, assinale a alternativa que corresponde ao conceito que problematiza a existência de um conjunto de sentimentos e crenças comuns aos membros de uma mesma sociedade, ou seja, o conceito que explicita que as representações presentes nas sociedades podem revelar o quanto há dos outros indivíduos em nós.
No capítulo 24 do Livro 1 de O Capital, Karl Marx descreve o que nomeou como “A Assim Chamada Acumulação Primitiva”. Segundo o autor, tal processo foi composto por uma diversidade de fenômenos históricos, como a escravidão e o tráfico de escravizados, a exploração das colônias ultramarinas através de saques, os monopólios mercantis, a desapropriação de terras da Igreja Católica e o cercamento de terras. Este último, especificamente, separou o produtor direto dos seus meios de produção. Ao descrever esse último processo, Marx descreve as condições de surgimento
Preocupado com o poder, Max Weber conceitua Estado como a única instituição social autorizada a exercer de forma legítima a violência. Para essa formulação aciona as categorias de legitimidade e obediência. Assim, para o autor, o Estado encontra legitimidade em suas ações quando seus cidadãos
Para Weber, a ação social é aquela que é orientada ao outro, ou seja, ela acontece quando o indivíduo dá sentido ao que faz e espera que esse sentido seja compreendido pelo outro. Assim, o papel do sociólogo é interpretar o sentido atribuído à ação pelo indivíduo. Por isso sua abordagem pode ser nomeada como sociologia