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Ao ver a sua nova colega de trabalho pela primeira vez, antes mesmo de trocar alguma palavra com ela, Maria achou-a “tipo moderninha fashion, convencida de que sabe de tudo o que é novidade e tendência no mundo da moda”. O primeiro passo da comunicação é a percepção, e é com base em nossa bagagem cultural e vivencial que pré-classificamos as pessoas com base em estereótipos. Sobre essa situação, analisar os itens abaixo:
I. Com o convívio e o diálogo é possível que Maria perceba que foi preconceituosa em pré-classificar a colega pela simples aparência.
II. Como diz o ditado “A primeira impressão é a que fica.”, Maria deve dificultar a integração da nova colega, pois a sua aparência mostra o quanto ela é esnobe.
III. As relações são construídas por afinidades, e o estilo da nova colega, diferente do de Maria, deixa claro que o convívio e o diálogo entre elas serão bem conflituosos, motivo pelo qual Maria deve manter distância da colega.
Está(ão) CORRETO(S):
Assinalar a alternativa que vai de encontro com as concepções de um profissional que possui boa comunicação e bom relacionamento interpessoal no trabalho:

Com base nos conceitos propostos no livro Comportamento organizacional (ROBBINS; JUDGE,2020), numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os tipos de discriminação aos seus exemplos.

(1) Incivilidade

(2) Políticas ou práticas discriminatórias

(3) Intimidação

(4) Gozação e insultos

(5) Exclusão

( ) Representantes da organização negam oportunidades iguais ou oferecem recompensas desiguais pelo mesmo desempenho.

( ) Determinadas pessoas não recebem oportunidades de carreira, participação em eventos sociais, conversas ou mentoring.

( ) Agressividade, desrespeito, desconsideração das ideias alheias e interrupção da fala dos outros.

( ) Bullying direcionado a membros de grupos específicos.

( ) Piadas ou estereótipos negativos.

A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é

A gestão de pessoas em uma organização refere-se às políticas e às práticas necessárias para administrar o trabalho das pessoas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente um exemplo de prática de gestão de pessoas.
A interação socioemocional pode favorecer o resultado do trabalho e as relações interpessoais. O que ocorre quando a interação socioemocional é positiva no ambiente de trabalho?