Filtrar


Questões por página:
Na síntese de ATP no cloroplasto, a energia liberada pelos elétrons nas cadeias transportadoras é utilizada para forçar prótons (íons de hidrogênio, representados por H+ ) a passar do estroma para o espaço interno dos tilacoides, onde se acumulam. Os íons H+ acumulados tendem a retornar ao estroma, mas a membrana do tilacoide é impermeável à sua saída. Por isso, tais íons só podem voltar ao estroma atravessando uma estrutura presente na membrana do tilacoides conhecida por:
A respeito do transporte de contaminantes químicos no solo, assinale a opção correta.
Assinale a opção correta, no que se refere à ecotoxicidade e a testes ecotoxicológicos.
A descoberta do DDT (1,1,1-tricloro-2,2-di(ρ-clorofenil)etano), em 1939, marcou o início do desenvolvimento dos inseticidas sintéticos, do grupo químico dos organoclorados. Acerca das características do DDT e de outros organoclorados, assinale a opção correta.
As substâncias tóxicas persistentes (STP) compreendem os agrotóxicos clorados (como o aldrin e o DDT), as bifenilas policloradas (BPC) e os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA). As principais características químicas dessas substâncias são alta hidrofobicidade, baixa pressão de vapor, baixa reatividade no meio ambiente e grande tendência para se acumular, ou bioconcentrar, nos tecidos dos organismos vivos. Quando despejadas no meio ambiente devido a descartes líquidos — por exemplo, esgoto —, irão sofrer distribuição entre os vários compartimentos ambientais. O compartimento ambiental que mais acumulará as STP é