Filtrar


Questões por página:
O território brasileiro possui uma grande diversidade de formas e estruturas de relevo, que já foram classificadas de maneiras distintas, com a utilização de diferentes critérios. Sobre o relevo do Brasil e suas diferentes classificações, analise as assertivas a seguir:

I. Apesar de tentativas anteriores, foi somente na década de 40 que se criou uma classificação dos compartimentos do relevo brasileiro considerada mais coerente. Ela foi elaborada por Aroldo de Azevedo que, considerando as cotas altimétricas, definiu que nosso relevo era dividido em planaltos, depressões e planícies.
II. Em 1958, Aziz Ab’Saber publicou um trabalho propondo uma alteração nos critérios de definição dos compartimentos de relevo. Na classificação de Ab’Saber, o Brasil apresentava dez compartimentos de relevo.
III. A classificação de Ab’Saber, publicada no fim dos anos 50, usava critérios relacionados à formação da estrutura do relevo para assim classificá-los. Assim, nosso país era composto por planaltos – área em que os processos de erosão superam os de sedimentação – e planícies – área mais ou menos plana em que os processos de sedimentação superam os de erosão.
IV. A classificação de Jurandyr Ross, divulgada no final dos anos 80, desconsidera qualquer tipo de estudo anterior e, com novos critérios, divide o relevo brasileiro em planaltos, planícies e depressões.

Quais estão corretas?
De acordo com a geomorfologia mundial e do Brasil, é correto afirmar que o(a)
A zona costeira cearense possui uma complexidade própria, devido à interação entre os elementos naturais que a definem. Por esta razão, identifica-se como risco geológico associado a este ambiente

As bacias sedimentares são depressões do relevo preenchidas por minerais e rochas, e por sedimentos diversos, inclusive orgânicos. Atente ao que se diz sobre as bacias sedimentares.


I. No período Holocênico, o mar invadiu a América do Sul pelo ocidente; esse mar recobriu e uniu, por algum tempo, as grandes bacias sedimentares brasileiras.

II. As principais reservas petrolíferas e carboníferas do planeta datam, respectivamente, das eras Mesozoica (período Cretáceo) e Paleozoica (período Carbonífero).

III. A Bacia do Paraná abrange cerca de 1 milhão de km². Suas camadas profundas de arenitos, datadas da Era Paleozoica e o início da Era Mesozoica, assinalam o começo do ciclo de sedimentação continental.


Está correto o que se afirma em

Os ambientes de sedimentação deltaica existem em várias regiões do mundo e têm grande relevância para o entendimento de diversos processos fluviais, costeiros e ambientais. Considerando estes ambientes, analise as afirmações abaixo.


I. Em parte, é da relação entre a carga de sedimentos transportada pelos rios e da quantidade de energia do ambiente de deposição que se pode explicar a formação de deltas.

II. Os depósitos de preenchimento de canais, depósitos de diques naturais e depósitos de pântanos e lagos podem ocorrer em áreas de planície deltaica.

III. Os deltas são feições associadas a eventos de regressão ou estabilização marinha, onde estuários são progressivamente assoreados, evoluindo para deltas.


Está correto o que se afirma em