Filtrar


Questões por página:
Num movimento da consciência, cuja intencionalidade passa a ser uma propriedade inerente, o homem constitui-se efetivamente humano. A capacidade de planejar as ações, bem como algumas formas de linguagem existem, de forma incipiente, nos animais superiores; porém, a ação planejada de todos os animais, em seu conjunto, não conseguiu imprimir sobre a terra a marca de sua vontade. Isso aconteceu com o aparecimento do homem. “Em uma palavra, o animal utiliza a natureza exterior e produz modificações nela pura e simplesmente com sua presença; entretanto, o homem, por meio de modificações, submete-a [a Natureza] a seus fins, a domina. É esta a suprema e essencial diferença entre o homem e os animais; diferença decorrida também do trabalho”.

(Engels,2002, p.125.)

Várias são as explicações para o processo de humanização e as ciências que o discute: a filosofia, a antropologia, a sociologia, a história, a biologia, a psicologia, dentre outras. Para explicar o processo de humanização é necessário entender tal processo como:
A partir dos séculos XV e XVI, tendo como centros irradiadores determinadas regiões europeias, a denominada civilização ocidental se transformou profundamente. Acerca do período conhecido como Idade Moderna e dos primórdios da Idade Contemporânea, julgue o item.

Renascimento cultural, reformas religiosas, surgimento da imprensa e inovações técnicas que possibilitaram as grandes navegações foram alguns dos aspectos fundadores da Idade Moderna, que descortinou uma nova etapa da história ocidental.
O movimento europeu Renascimento pode ser associado à(às):
Que o teu trabalho seja perfeito para que, mesmo depois da tua morte, ele permaneça.
(Leonardo da Vinci) (Disponível em http://www.fernandomachado.blog.br.Acesso 10/11/2019)
Entre as características do Renascimento Cultural, a frase de Leonardo da Vinci suscita
O Renascimento, ou os renascimentos, essa prodigiosa riqueza de manifestações variadas e divergentes, presta-se de maneira excepcional, neste caso, como uma lição sobre a vitalidade incontrolável da cultura humana, quando atravessada por um sopro ou um anseio geral de liberdade. Se a complexidade que o movimento renascentista representou deve ser vista como a raiz de nossa consciência moderna, então não se deve ressaltar apenas a dimensão metódica e harmoniosa em torno de um só eixo dessa consciência. (SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento.17 ed. São Paulo: Atual,1994. p.85. Coleção Discutindo a história).
O texto faz referência à “racionalização crescente e avassaladora da experiência humana”. Esse importante processo