Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Um dos fatores que causou forte insatisfação popular contra o regime militar foi o agravamento da crise econômica, a elevada inflação, que atingiu 110%.
mostrar texto associado
A bossa nova foi criada como um movimento cultural de contestação à ditadura durante o governo de Ernesto Geisel.
mostrar texto associado
O fato de a burguesia ter se voltado contra o governo e as instituições democráticas, devido à instabilidade provocada pela radicalização e às ameaças em seus interesses econômicos, constitui uma causa do golpe militar de 1964.
“Tida como uma das obras-símbolo da prosperidade dos governos federal e estadual, que tornaria o Piauí merecedor de sediar até jogos da seleção brasileira, equipe tão cortejada e aplaudida no período, considerada expressão maior do progresso vivido no país e alavanca da empreitada de construção da autoestima da população local, o Albertão foi palco de uma grande festa que sediou o jogo do time carioca Fluminense contra o time piauiense Tiradentes". (FONTINELES, Cláudia. Estádio Albertão: entre a memória recitada e o apagamento de rastros. In: NASCIMENTO, F. A. do. Sentimentos e ressentimentos em cidades brasileiras. Teresina: EDUFPI,2010, p.102). O fragmento acima faz referência a um importante momento da história recente do país, conhecido como Milagre Econômico, período de excepcional crescimento econômico, resultante de um severo endividamento externo. Acerca do Piauí, no período, e os investimentos feitos com a construção do estádio de futebol Albertão, podemos afirmar CORRETAMENTE:
“Na madrugada do dia 31 de março de 1964, um golpe militar foi deflagrado contra o governo legalmente constituído de João Goulart. A falta de reação do governo e dos grupos que lhe davam apoio foi notável. Não se conseguiu articular os militares legalistas. Também fracassou uma greve geral proposta pelo Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) em apoio ao governo. João Goulart, em busca de segurança, viajou no dia 1º de abril do Rio para Brasília, e em seguida para Porto Alegre, onde Leonel Brizola tentava organizar a resistência com apoio de oficiais legalistas, a exemplo do que ocorrera em 1961. Apesar da insistência de Brizola, Jango desistiu de um confronto militar com os golpistas e seguiu para o exílio no Uruguai, de onde só retornaria ao Brasil para ser sepultado, em 1976.”
(Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/Golpe1964.)
Nesse contexto específico (o do Golpe de 1964), antes mesmo de Jango deixar o país, o presidente do Senado, Auro de Moura Andrade, já havia declarado vaga à presidência da República, que foi então: