Filtrar


Questões por página:
O primeiro passo documentado para a escolha do sucessor de Médici foi dado pelo próprio presidente em janeiro de 1971 [...]. Reuniu-se com os colaboradores mais próximos na granja do Riacho Fundo, onde passava a maior parte dos dias livres, fugido da fornalha do Alvorada. Eram o general João Baptista Figueiredo, chefe do Gabinete Militar, o professor João Leitão de Abreu, do Gabinete Civil, e o general Carlos Alberto da Fontoura, chefe do SNI. (GASPARI, Elio. A ditadura derrotada: o sacerdote e o feiticeiro. São Paulo: Companhia das letras,2003, p.185)
O processo e o contexto em que se deu a sucessão do presidente Emilio Garrastazu Médici ocorreram
Um traço peculiar do regime imposto em 1964 gerou efeitos também peculiares para a vida privada de seus opositores. A “Revolução de Março” foi essencialmente uma ordem autoritária pouco institucionalizada. Suas regras eram cambiantes, e móveis as divisas entre o proibido e o permitido. Manteve, distorcidas, instituições e liturgias próprias do sistema democrático: eleições (semicompetitivas), partidos políticos (cerceados), espaço (estreito) para o Congresso, Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais. Por isso, ao tratar do Brasil, o cientista político espanhol Juan Linz preferiu escrever situação autoritária, em vez de regime autoritário. (ALMEIDA, Maria Hermínia Tavares de e WEIS, Luis. Carro Zero e Pau-de-Arara: o cotidiano da oposição de classe média ao regime militar. IN: Scharcz, Lilia Moritz. História da vida privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras,1998, p.327).
A situação acima descrita, sobre a natureza do regime militar instaurado no Brasil entre 1964-1985, permite concluir que
Uma das consequências do chamado milagre brasileiro foi a “reconcentração” de renda no período de 1960-70 (especialmente entre 1967- 72, quando o crescimento se tornou mais acentuado). Essa concentração de renda derivou da política de compressão salarial do período, que derrubou o valor do salário-mínimo e, consequentemente, o poder aquisitivo dos grupos de mais baixa renda. Durante esse período, a agricultura do país aumentou a utilização de fertilizantes e defensivos, aumentou as exportações e a dependência de crédito rural, mas não trouxe melhoras significativas nos índices de renda para a maior parte de trabalhadores e trabalhadoras do campo. Esse fenômeno já foi chamado de modernização conservadora ou modernização sem mudança. Sobre esse fenômeno, analise as afirmativas a seguir.

I. A dificuldade do capital em transformar a agricultura do país deveu-se, dentre outros fatores, ao papel determinante que a propriedade de terra assumia por vezes como mera reserva de valor. II. A persistência e recriação da pequena produção, por meio de pequenas e pequenos proprietárias (os), posseiras (os), arrendatárias (os), parceiras (os), dentre outras categorias, mostrava como a mobilização das pessoas que não eram assimiladas no processo de modernização do campo tornava possível a sua manutenção econômica e social. III. A exploração da mão de obra familiar no período diminuiu. IV. Os instrumentos de política agrícola conseguiram superar o privilégio de regiões e cultivos como a cana-de-açúcar, algodão e soja.


Assinale a alternativa correta.
No contexto da história política do Brasil, o Golpe Militar de 1964 desencadeou uma série de mudanças significativas no cenário nacional. Essas mudanças foram oficializadas através dos Atos Institucionais, que tinham o propósito de consolidar o controle dos militares sobre o país. Sobre esse período e os Atos Institucionais, assinale a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. O Ato Institucional nº 5 (AI-5) previa, entre outras ações, o fechamento do Legislativo (Senado e Câmara dos Deputados) pelo presidente da república, que podia legislar nos períodos de recesso e a suspensão dos direitos individuais, excluindo a suspensão do habeas corpus.

II. A arte barroca surgiu na Itália, no século XVII, e se espalhou por diversos países, especialmente Espanha e Áustria. Esse estilo se propagou de forma mais intensa nos países protestantes, uma vez que ele não guardava relações com qualquer corrente religiosa específica.


Marque a alternativa CORRETA: