Filtrar


Questões por página:
Nas décadas de 1950 e 1960, o principal debate econômico no Brasil foi o da busca do desenvolvimento, entendido enquanto um processo de industrialização e de urbanização, semelhante àquele atravessado por países da Europa Ocidental e pelos EUA. Naquela época o presidente anunciou o plano de metas baseado no nacional-desenvolvimento. Assinale a alternativa que apresenta o correto significado do “nacional-desenvolvimento”.
Assinale a alternativa que evidencia o período democrático brasileiro que representou importante vitória dos setores trabalhistas, bem como uma experiência democrática única na então, recente República brasileira.

O governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961) costuma ser lembrado como o período que aliou tranquilidade política e prosperidade econômica. Sobre o governo de Kubitschek, examine as alternativas abaixo:

I - Plano de metas.

II - Construção de Brasília.

III - Diminuição da dívida externa.

Pode-se afirmar que foi(ram) ação(ões) realizada(s) no governo de Juscelino Kubitschek, EXCETO.

Não estávamos mais na fase de tateios democráticos, quando as massas se prestavam docilmente, ao jogo dos tuteladores de opinião pública. A lição que ministrava a redemocratização, expondo as verdadeiras e trágicas condições em que se encontrava o país, serviria para que o homem comum entendesse que não estávamos isolados no mundo; que os nossos interesses nem sempre coincidiam com os interesses das superpotências e, que, de maneira mais frequente, eram conflitantes; que nosso destino não era o de uma sociedade de abundância por obra e graça das dádivas da natureza, mas que eram necessários o trabalho e a coesão com países que padeciam dos mesmos males."

O texto representa parte de um trabalho do Professor Nilo Odália, intitulado “O Brasil nas relações internacionais 1945 – 1964". Assinale a afirmativa que confirma o ponto de vista do autor sobre a política externa naquele período:

As diretrizes gerais do Plano Nacional de Desenvolvimento de Juscelino Kubitschek – conhecido como 50 anos em 5 –, deixava bem clara a necessidade de acelerar o desenvolvimento econômico, como forma de transformar o país estruturalmente. O governo JK caracterizou-se pelo empenho do setor público em uma explícita política de desenvolvimento e crescimento. Todas as ocorrências dos anos precedentes na economia brasileira – crise de 1929, crise do modelo agroexportador e Segunda Guerra Mundial – ajudaram a elaborar o Plano de Metas, que representou o mais completo plano e coerente conjunto de investimentos até então planejados na economia. O Plano foi elaborado com base nos estudos feitos pelo BNDES, que visava superar os pontos de estrangulamento que impediam a evolução da economia.
Fonte: BRAGA, F.L.P. Fundamentos da economia brasileira: Plano de Metas de JK e o comportamento da economia brasileira durante o regime militar e a década de 1970: o ciclo da crise, milagre e crise financeira. Fortaleza: FGF,2012. (Adaptado)
O Plano de Metas, que visava a acelerar o desenvolvimento econômico do Brasil, conforme explicita o texto, produziu consequências no meio geográfico brasileiro, como