Filtrar


Questões por página:
Atente para as afirmativas a seguir referente a República Velha (1889-1930):
I. As décadas de 1870 e 80 marcaram o declínio do regime imperial no Brasil. O governo monárquico não foi capaz de solucionar os problemas políticos e atender às aspirações sociais que surgiram com o desenvolvimento do país e as transformações da sociedade. II. Aos 62 anos de idade, o marechal Deodoro da Fonseca foi o líder da insurreição que derrubou o chefe de governo do Império brasileiro a 15 de novembro de 1889 e resultou na proclamação da República. Assumiu também a chefia do governo provisório e foi nosso primeiro presidente, eleito indiretamente pelo Congresso. III. Gradualmente a monarquia foi perdendo legitimidade diante dos movimentos republicanos e abolicionistas e entrando em conflito com duas instituições importantes: o Exército e a Igreja. Em 15 de novembro de 1889 foi proclamada a República. IV. O governo monárquico foi derrubado por um golpe militar. A Proclamação da República foi um movimento eminentemente elitista que ocorreu sem luta e sem a participação direta das camadas populares. Uma aliança entre a elite militar do Exército e os fazendeiros cafeicultores do oeste paulista possibilitou aos republicanos tomarem o poder.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Atente para as afirmativas a seguir referente a República Velha (1889-1930):
I. As décadas de 1870 e 80 marcaram o declínio do regime imperial no Brasil. O governo monárquico não foi capaz de solucionar os problemas políticos e atender às aspirações sociais que surgiram com o desenvolvimento do país e as transformações da sociedade. II. Aos 62 anos de idade, o marechal Deodor Fonseca foi o líder da insurreição que derrubou o chefe de governo do Império brasileiro a 15 de novembro de 1889 e resultou na proclamação da República. Assumiu também a chefia do governo provisório e foi nosso primeiro presidente, eleito indiretamente pelo Congresso. III. Gradualmente a monarquia foi perdendo legitimidade diante dos movimentos republicanos e abolicionistas e entrando em conflito com duas instituições importantes: o Exército e a Igreja. Em 15 de novembro de 1889 foi proclamada a República. IV. O governo monárquico foi derrubado por um golpe militar. A Proclamação da República foi um movimento eminentemente elitista que ocorreu sem luta e sem a participação direta das camadas populares. Uma aliança entre a elite militar do Exército e os fazendeiros cafeicultores do oeste paulista possibilitou aos republicanos tomarem o poder.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Logo após a Proclamação da República no Brasil, o então ministro Rui Barbosa realizou uma reforma econômica tentando expandir o crédito e incentivar a indústria. Essa reforma foi conhecida como
Ainda que o voto feminino tenha sido uma conquista posterior, foi durante a República Oligárquica, mais especificamente no ano de 1910, que uma importante etapa para a participação das mulheres na política e sociedade brasileira foi conquistada. Assinale a alternativa que corresponde ao nome do acontecimento em questão.
Julgue os itens a seguir sobre a República Velha (1889-1930) brasileira:
I. O primeiro governo da recém-instalada república apresentou um caráter provisório, ou seja, foi estabelecido para resolver os primeiros e mais urgentes problemas criados pela proclamação para dirigir o país até que pelo menos fosse redigida a Constituição. II. As primeiras manifestações de oposição a Floriano Peixoto apoiaram-se no argumento da inconstitucionalidade de seu governo iniciado com a renúncia de Deodoro da Fonseca. III. A Guerra de Canudos ocorreu durante o governo de Rodrigues Alves, causando um grande conflito que envolveu a população sertaneja do interior do Nordeste, principalmente da Bahia. IV. Com o objetivo de controlar a presidência e, assim, defender seus interesses privados, as oligarquias paulista e mineira formalizaram uma aliança que previa a alternância dos dois estados no cargo máximo do executivo.
Estão corretos os itens: