Questões de Concurso
Filtrar
250 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 50
Questões por página:
Observe as imagens a seguir.

Fonte: O Malho,1927
A imagem de 1927 mostra dois personagens: à esquerda, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, que instituiu o voto secreto em Minas Gerais; à direita, Juvenal Lamartine de Faria, introdutor do voto feminino no Rio Grande do Norte. Cada um segura um bebê que simboliza sua respectiva conquista eleitoral. Ambos os bebês estão conversando. Na legenda, lê-se: “O voto secreto – agora você vai ver. Eu vou reformar essa joça toda. O voto feminino – eu não deixo. Eu vou atrapalhar. Eu conto tudo."
Analise as afirmativas a seguir sobre a representação das discussões em torno do voto feminino no período anterior à sua conquista em âmbito nacional e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A imagem sugere que o acesso das mulheres ao voto teria consequências negativas, retratando-as como sujeitos tutelados e incapazes de tomar decisões racionais.
( ) A imagem sugere que a participação política das mulheres poderia interferir em outras conquistas democráticas, atribuindo-lhes traços negativos em suas personalidades.
( ) A imagem sugere que a conquista do voto feminino provocaria a inversão dos papéis de gênero, representando as mulheres como iguais ou superiores aos homens.
As afirmativas são, segundo a ordem apresentada, respectivamente,
“Já ninguém se ilude quanto aos desígnios da empreitada, a cuja execução estamos assistindo. Os atos sucessivos dos ministérios da guerra e do ministério da justiça, providencialmente reunidos nas mesmas mãos, em relação ao exército e à guarda nacional não deixam dúvida nenhuma sobre o projeto que o gabinete acaricia e cujo deslanche se aproxima.”
Adaptado de Ruy Barbosa. Diário de Notícias.9 de novembro de 1889.
Com base na leitura do trecho e no contexto histórico, assinale a opção que apresenta corretamente a relação do governo de Deodoro da Fonseca com os militares.
“É na organização dos sindicatos das classes produtoras, é na federação dessas associações que está o futuro da humanidade. A educação, a consciência que vão tendo os trabalhadores de sua forma de organização livre em que todo o mundo se está manifestando, em surto supremo do ideal humano da igualdade e de liberdade, espanta os atrasados estadistas e fazem tocar a rebate. O clero, a burguesia e a nobreza, que já procuram lançar mão dos mesmos meios empregados pelos revolucionários, com fim de inutilizá-los numa nova campanha de boas graças entre o patrão e o assalariado.”
Adaptado de: LUZ, Fábio. “País de moral estragada”. Jornal A Plebe. São Paulo,19 de julho de 1919. Ano III, n 02.
Assinale a opção que apresenta corretamente um objetivo do anarquismo no Brasil do século XIX.
I. Em 1763, a capital foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro, como parte de uma estratégia voltada à exploração das potencialidades agrícolas da região, principal atividade econômica da época.
II. Em 1821, José Bonifácio defendia a transferência da capital do Brasil para o interior, considerando essa medida essencial para a ocupação e exploração do vasto território além da zona litorânea.
III. Em 1960, a capital foi transferência para o Planalto Central, na região de Brasília, simbolizando um plano de desenvolvimento do governo de Juscelino Kubitschek com foco no interior do país.
Está correto o que se afirma em