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“O movimento tenentista, de certa forma, representa a insatisfação da população brasileira, em especial setores médios urbanos, que viam nele um canal capaz de provocar modificações na estrutura econômica brasileira” (NASCIMENTO, Francisco Alcides do. A revolução de 1930 no Piauí: 1928-1934. Teresina: FCMC,1994, p.24).
A passagem da Coluna Prestes pelo Piauí marca um importante momento do Tenentismo no Estado e no Brasil. Sobre a passagem da Coluna Prestes pelo Piauí, podemos afirmar CORRETAMENTE:
A passagem da Coluna Prestes pelo Piauí marca um importante momento do Tenentismo no Estado e no Brasil. Sobre a passagem da Coluna Prestes pelo Piauí, podemos afirmar CORRETAMENTE:
“Teresina, por ser capital e pela localização, se beneficia das mudanças conjunturais do Estado e também por ser capital é privilegiada como cenário para as mudanças e exibições sociais”. (QUEIROZ, Teresinha. Os literatos e a República. Teresina: FCMC,1994, p.18).
O Piauí, no final do século XIX e primeiras décadas do século XX, assistiu a uma série de transformações socioculturais resultantes da reordenação de sua estrutura econômica. Podemos afirmar CORRETAMENTE que essas transformações relacionam-se com:
O Piauí, no final do século XIX e primeiras décadas do século XX, assistiu a uma série de transformações socioculturais resultantes da reordenação de sua estrutura econômica. Podemos afirmar CORRETAMENTE que essas transformações relacionam-se com:
“De uma hora para outra, a antiga cidade desapareceu e outra surgiu como se fosse obtida por uma mutação de teatro”. (BARRETO, Lima. Os Bruzundangas. São Paulo: Brasiliense,1956).
A modernização compulsória das cidades brasileiras foi um movimento que atingiu o país nas primeiras décadas da República. A respeito desse movimento é INCORRETO afirmar que:
A modernização compulsória das cidades brasileiras foi um movimento que atingiu o país nas primeiras décadas da República. A respeito desse movimento é INCORRETO afirmar que:
A primeira Constituição republicana de 1891, no seu artigo 69, parágrafo 4º, afirmava que, além dos brasileiros natos e dos filhos de brasileiros, seriam considerados nacionais todos os “estrangeiros, que achando-se no Brasil aos 15 de novembro de 1889, não declararem, dentro em seis meses depois de entrar em vigor a Constituição, o ânimo de conservar a nacionalidade de origem”. Por outro lado, a mesma Constituição, em seu artigo 70, restringia a cidadania brasileira quando afirmava que só seriam eleitores os cidadãos maiores de 21 anos que se alistassem na forma da lei e que estavam impedidos de se alistar os mendigos, os analfabetos, os militares, os religiosos de ordens monásticas e as mulheres. A ambiguidade da Constituição de 1891 se justifica porque os primeiros republicanos privilegiavam dar a cidadania brasileira aos homens
Segundo Roberto Ventura, existe muita diferença entre o que pensava Antônio Conselheiro e a versão que Euclides da Cunha fez dele e do movimento de Canudos. Escreveu Ventura que Euclides da Cunha percebia Conselheiro como um líder “guiado por forças obscuras e ancestrais e por maldições hereditárias, que o levaram à insanidade e ao conflito com a ordem” republicana. Viu Canudos como “desvio histórico capaz de ameaçar a linha reta republicana”. Contudo, os sermões do Conselheiro, recolhidos em dois volumes manuscritos a que Euclides não teve acesso, mostram um líder religioso muito diferente “do fanático místico ou do profeta milenarista retratado em Os sertões. Revelam um sertanejo letrado, capaz de exprimir, de forma articulada, suas concepções políticas e religiosas, que se vinculavam a um catolicismo tradicional, corrente na Igreja do século XIX”. (Roberto Ventura. Canudos como cidade iletrada. Revista de Antropologia, n.40, vol.1,1997, retirado de http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-77011997000100006 acessado em 07 03 2016)
De acordo com esta nova interpretação de Ventura, o movimento de Canudos e seu líder lutavam pela criação de um local de
De acordo com esta nova interpretação de Ventura, o movimento de Canudos e seu líder lutavam pela criação de um local de