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Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue o item subsequente, acerca do processo histórico brasileiro relativo à colonização, ao Império e à República.
Infere-se do texto que a implantação da República, em fins do século XIX, representou uma substancial inflexão na história brasileira, por não promover a ruptura com os elementos que sustentaram a colonização e que, em larga medida, se mantiveram no Império, o que significou atraso no desenvolvimento do país em relação aos seus vizinhos na América do Sul.
Concurso:
Prefeitura de Carmo do Rio Verde - GO
Disciplina:
História
O coronelismo foi um fenômeno político que predominou no Estado de Goiás durante a Primeira República (1889-1930) e estava fundamentado
“A derrota de duas expedições [das forças federais] municiadas com canhões e metralhadoras [...], provocou uma onda de protestos e de violência no Rio de Janeiro. [...] Uma expedição sob o comando do general Arthur Oscar, constituída de 8 mil homens e dotada de equipamento moderno, arrasou o arraial em agosto de 1897, após um mês e meio de luta. Seus defensores morreram em combate e, quando prisioneiros, foram degolados. Para os oficiais positivistas e os políticos republicanos, aquela tinha sido uma luta da civilização contra a barbárie. Na verdade, havia ‘barbárie’ em ambos os lados e mais entre aqueles homens instruídos que tinham sido incapazes de pelo menos tentar entender a gente sertaneja.”
(FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp/FDE,1995. pp.257-258.)
Identifique o conflito descrito no texto, considerando o contexto da Primeira República.
(FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp/FDE,1995. pp.257-258.)
Identifique o conflito descrito no texto, considerando o contexto da Primeira República.
Concurso:
Prefeitura de Pontalina - GO
Disciplina:
História
“Art.402. Fazer nas ruas e praças públicas exercícios de agilidade e destreza corporal, conhecidos pela denominação de capoeiragem: andar em correrias, com armas ou instrumentos capazes de produzir uma lesão corporal, provocando tumulto ou desordens, ameaçando pessoa certa ou incerta ou incutindo temor, ou algum mal: Pena: De prisão celular de dois a seis meses.” (Código penal de 1890, apud SOARES, C. A negregada instituição. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura,1994, p.301.).
O documento evidencia que:
O documento evidencia que:
Concurso:
Prefeitura de Pontalina - GO
Disciplina:
História
“Como episódio, a passagem do Império para a República foi quase um passeio. Em compensação, os anos posteriores ao 15 de novembro se caracterizaram por uma grande incerteza. Os vários grupos que disputavam o poder tinham interesses diversos e divergiam em suas concepções de como organizar a República.” (FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: USP,1995, p.246).
Analise os itens e assinale a alternativa correta.
I- Os representantes políticos da classe dominante – especialmente de São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul – defendiam o federalismo, com maior autonomia para as unidades da federação.
II- Apesar das diferenças internas, os militares defendiam uma administração com Estado mais forte e mais centralizador.
III- Os militares positivistas propunham uma modernização do país, incluindo crescimento da indústria e expansão das comunicações.
IV- As elites políticas do Nordeste propunham um governo centralizador e o aumento da bancada parlamentar dos seus estados para equilibrar o poder.
Analise os itens e assinale a alternativa correta.
I- Os representantes políticos da classe dominante – especialmente de São Paulo, Minas e Rio Grande do Sul – defendiam o federalismo, com maior autonomia para as unidades da federação.
II- Apesar das diferenças internas, os militares defendiam uma administração com Estado mais forte e mais centralizador.
III- Os militares positivistas propunham uma modernização do país, incluindo crescimento da indústria e expansão das comunicações.
IV- As elites políticas do Nordeste propunham um governo centralizador e o aumento da bancada parlamentar dos seus estados para equilibrar o poder.