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É Azevedo Amaral quem melhor concretiza o real significado político das alternativas existentes em 1930. Para ele tratava-se de correr enorme risco de optar entre a oligarquia e a desordem, uma vez que o esforço revolucionário poderia, de fato, precipitar o país numa situação anárquica. É por esta razão que Azevedo Amaral atribui à Revolução de 1930, em suas origens “um acentuado colorido conservador”. Tratava-se de impedir que o antigo regime oligárquico desmoronasse ante às ameaças crescentes de caos (GOMES,1994, p.200-210).

Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I- Sob a ótica de teóricos autoritários, legitimadores do movimento de 1930 e artífices da ordem subsequente – como Azevedo Amaral –, o discurso que compreende o movimento de 1930 como uma revolução crítica de forma direta à primeira República – entendida como República Velha, já que não trouxe o progresso para o país – e o Estado liberal impregnado pelos valores europeus. Portanto, sob essa ótica, a Revolução de 1930 salvaria o país da catástrofe. Entretanto, e esquerda rebate essa ideia e critica a noção de Revolução de 1930, centrada no discurso fundado na memória dos dominantes.
PORQUE
II- Dessa forma, a visão da esquerda questiona a noção consagrada pela historiografia existente e procura discutir o silêncio que se impôs aos vencidos, com destaque para o proletariado, que não pode ser compreendido como protagonista menor na história do Brasil. De acordo com esse enfoque, existia diversidade de projetos históricos para o país, e a luta de classes não pode ser esquecida.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA:
No Brasil, a existência de um Estado, na prática, centralizador e autoritário que atendia aos interesses de determinados grupos sociais estava baseada na participação dos municípios brasileiros. Além das atribuições locais, os municípios eram responsáveis pela realização das eleições e tinham importante participação tanto na receita quanto na organização policial e judiciária. Assim, um fenômeno político que bem caracteriza a Primeira República é o coronelismo, marcado por uma relação de compromisso, clientela e compadrio entre os proprietários e a população campesina. (BORGES, BRITO,2011, p.18).
Quanto à ordem oligárquica e a Primeira República, considere os itens a seguir:
I- A despeito da política dos estados, existiram momentos em que o consenso oligárquico se rompeu. Portanto, nesta fase da história republicana, existiram vozes dissonantes que se manifestaram em diversos momentos anteriores a 1930. No princípio do século XX, por exemplo, as autoridades enfrentaram os desafios que o incipiente movimento operário apresentava.
II- Nos setores oligárquicos, era possível perceber um dissenso. A política dos governadores não trouxe a estabilidade almejada pelas elites para tranquilizar a República no Brasil e, muito menos, isentou de conflitos alguns estados preponderantes, como São Paulo e Minas Gerais.
III- A respeito da primeira fase republicana, entre 1889 e 1930, algumas concepções se consagraram, valorando-a negativamente e identificando-a como República Velha, República Oligárquica ou República Café com Leite.
IV- A rigidez do sistema republicano não restringiu a participação social da população em assuntos do governo. Exemplo disso foi a Revolta da Vacina.

É CORRETO o que se afirma em:
Com a incipiente industrialização ocorrida no final do império e começo da república, um grande número de imigrantes europeus que chegaram ao Brasil formou a base do operariado naquela época. Com os imigrantes europeus vieram também ideologias comuns no velho mundo como o socialismo, o trabalhismo e o anarquismo, que entraram em choque com os costumes de uma sociedade oligárquica profundamente marcada pelo trabalho escravo. Como consequência dessa interação naquele período, é correto afirmar que
“Para as faltas leves, prisão a ferro na solitária, por um a cinco dias, a pão e água; faltas leves repetidas, idem, por seis dias, no mínimo; faltas graves, vinte e cinco chibatadas, no mínimo.” Este decreto, publicado no Diário Oficial da União em 12 de abril de 1890 fez parte do conjunto de insatisfações de marujos com as injustiças presentes na Marinha brasileira, o que fez iniciar um movimento social em novembro de 1910 durante a Primeira República. Assinale a alternativa que nomeia corretamente esse movimento.
A publicação da Encíclica Rerum Novarum em 1891 pelo papa Leão XIII deu início a uma doutrina social progressista por parte da Igreja Católica, procurando uma espécie de “terceira via” entre o socialismo e o capitalismo. Com relação à religião no Brasil na virada do século XIX para o XX, assinale a alternativa incorreta.