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Sobre a presença do Estado nas relações entre capital e trabalho na Primeira República brasileira, é CORRETO afirmar que:
Sobre a proclamação e as primeiras décadas da república brasileira é CORRETO afirmar que:
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Podemos afirmar que no século XIX, a economia cafeeira da província do Rio de Janeiro crescia de maneira explosiva, logo seguida por São Paulo, e foi principalmente para essas áreas que os escravos foram transferidos. Naturalmente, o fato de haver vários produtos agrícolas de exportação no Brasil e de sua lucratividade não crescer nem decrescer simultaneamente provocou variações no fluxo de escravos de uma região para outra. Todavia, eles foram transferidos da menos lucrativa produção açucareira nordestina — fonte predominante — ou do Rio Grande do Sul, onde a atividade do charque estava em declínio, e foram canalizados para os portos do Rio de Janeiro e Santos.
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Os estudos que se voltam para as populações rurais, os movimentos messiânicos de Canudos, Contestado e Juazeiro, além da questão do cangaço, permitem obter um melhor esclarecimento da lógica que presidia o pacto coronelista que comandava a política nacional e estadual durante a Primeira República. Para isso, acentua um ponto novo e básico: a relação existente entre a história política do país e a eclosão de movimentos sociais, religiosos ou não, entre a população rural considerada como marginal e atrasada socialmente.
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A Semana de Arte Moderna de 1922 representa para a evolução artística brasileira um verdadeiro “divisor de águas”. Ocorrida no ano do Centenário da Independência do Brasil, a Semana difunde a ideia de renovação que, embora já tenha ocorrido anteriormente de maneira isolada, não está consolidada num movimento organizado. Mário de Andrade enfatiza que o artista brasileiro passa a ter “diante de si uma verdade social, uma liberdade (infelizmente, só estética), uma independência, um direito a suas pesquisas conquistadas pelos modernistas da Semana".