Filtrar


Questões por página:


As reações metabólicas sempre envolvem a presença de energia, em alguns processos, ela é consumida e em outros ela é armazenada. Destacamos aqui dois grandes "eventos" metabólicos, a respiração celular e a fotossíntese. A respeito da respiração celular são feitas três afirmações.


I. Em organismos eucariontes, ela ocorre uma etapa no citoplasma, a glicólise, e duas nas mitocôndrias, o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória.

II. Seres procariontes, como as bactérias, não realizam respiração celular, pois são desprovidas de mitocôndrias, por isso são organismos mais simples.

III. A oxidação completa de uma molécula de glicose gera até 38 ATP (adenosina trifosfato), sendo que a maioria é gerada na terceira etapa, a cadeia respiratória.


Assinale a alternativa CORRETA.

Em todos os órgãos vegetais, desde as raízes até o ápice e as folhas, há a produção de componentes celulares, também conhecidas como substâncias ergásticas, que são utilizados como substratos para respiração. Assinale a alternativa que apresenta o componente mais importante para a respiração dos vegetais:

Sobre os processos celulares utilizados para obtenção de energia, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.

( ) A fermentação ocorre no citosol e converte piruvato em ácido láctico ou etanol.

( ) A fosforilação oxidativa, realizada nas mitocôndrias, desenvolveu-se após o surgimento do oxigênio atmosférico.

( ) A fermentação aproveita apenas 20 kcal/mol das 690 kcal/mol presentes na glicose.

( ) Na respiração celular, os transportadores reduzem-se na oxidação do piruvato e na cadeia transportadora de elétrons e depois são oxidados no ciclo do ácido cítrico.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

A energia nos seres vivos é sempre armazenada na forma química: cria-se ou absorve-se uma molécula que, quando for quebrada, gerará energia. Assinale a alternativa que não corresponde a um processo de obtenção ou armazenamento de energia.
Quando um exercício físico é muito intenso, pode haver insuficiência de oxigênio para manter a produção de energia necessária. Nesse caso, as células do tecido muscular esquelético passam então a degradar a glicose de forma anaeróbia, o que pode causar fadiga muscular pelo acúmulo nas células musculares de: