Filtrar


Questões por página:
Segundo o Colégio Americano de Reumatologia, o diagnóstico de artrite reumatoide é feito quando, pelo menos, 4 de 7 critérios estabelecidos estão presentes no paciente por, pelo menos,6 semanas, dentre eles:
(Concurso Milagres/2018) Paciente, sexo feminino,54 anos, apresenta osteoartrite nas mãos com os seguintes comprometimentos: dor recorrente após atividades da vida diária, rigidez após inatividade, redução da amplitude articular com comprometimento dos movimentos dos dedos, fraqueza muscular e limitações funcionais nas atividades diárias. Analisando as condutas fisioterapêuticas indicadas para esta paciente, assinale a alternativa INCORRETA.
A artrite reumatoide é uma doença autoimune, inflamatória, simétrica, crônica, que afeta articulações sinoviais pequenas no início, evoluindo para articulações maiores e eventualmente até pele, olhos, coração, rins e pulmões. Sobre essa enfermidade, é CORRETO afirmar:
I - Frequentemente osso subcondral e cartilagem são deteriorados, com enfraquecimento de tendões e ligamentos. II - São sintomas comuns a rigidez matinal (acima de 30 minutos), fadiga, perda de massa corporal e nódulos reumatoides. III - Quando ocorre em pessoas abaixo de 16 anos, é denominada artrite reumatoide juvenil, e difere da outra por apresentar o fator reumatoide.
No que se refere a pacientes com artrite reumatoide, a modalidade de corrida em piscina profunda:
As lesões tendinosas são as mais frequentes dentre todas as lesões da mão e, quando tratadas de maneira inadequada, levam a incapacidades importantes envolvendo sua função. Um problema comum do pós-operatório do tendão flexor é a aderência tendinosa que compromete o deslizamento tendíneo e, por consequência, os movimentos de flexão e extensão dos dedos, impactando na função manual e na atividade de preensão. O fisioterapeuta deve estar consciente da importância de uma mobilização pós-operatória segura para promover o deslizamento do tendão e restaurar a função da mão. Ao receber um paciente após tenorrafia dos flexores dos dedos, o fisioterapeuta precisa ter acesso às informações sobre as estruturas lesadas; os procedimentos cirúrgicos; a qualidade; e, o tipo de sutura. Precisa, também, ter conhecimento prévio da anatomia e biomecânica dos tendões flexores e das estruturas vizinhas; da nutrição e cicatrização do tendão; dos mecanismos extrínsecos e intrínsecos da cicatrização; e, dos diferentes programas de reabilitação pós-operatória. Considerando os mecanismos que interferem no deslizamento tendíneo, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Retináculo e ligamentos. 2. Bainhas sinoviais. 3. Bainhas sinoviais digitais. 4. Líquido sinovial. 5. Polias.

( ) Previnem o atrito entre os tendões e o retináculo flexor.
( ) Tem como função minimizar as forças de fricção e nutrir o tendão.
( ) Têm como função manter os tendões flexores junto aos ossos, evitando seus deslocamentos durante os movimentos de flexão e extensão.
( ) Previnem a queda dos tendões que resultaria em perda da tensão dos músculos.
( ) Promovem o deslizamento tendinoso de baixa fricção e mantêm o trajeto dos tendões.

A sequência está correta em