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Questões por página:

Com base nas teorias da edição jornalística, analise as afirmativas e aponte a alternativa CORRETA:


I- Com base nos limites de alcance dos veículos, os fatos serão noticiados com base na territorialidade geográfica, na especialização (ou divisão) temática e na especialização organizacional (correspondentes);

II- Na cobertura de rotina, o editor deve planejar com antecedência sempre que tiver informações disponíveis sobre o fato a ser noticiado;

III- O planejamento da notícia será uma ferramenta essencial para uma cobertura de grandes fatos. Por meio do planejamento, o editor pode separar um fato em diferentes vertentes, como uma emocional na visão das vítimas, uma informativa, na visão das autoridades ou uma geral, através de infográficos.

As quatro principais características do texto jornalístico são: atualidade, novidade, periodicidade e difusão, segundo o alemão Otho Groth. A atualidade, principalmente, é um dos elementos que devem ser utilizados na formação de um título chamativo para o leitor.


Por esse motivo, o título deve primar pelos seguintes elementos:

Sobre a relação entre texto e imagem no jornalismo televisivo, leia o fragmento a seguir. “Ao observarmos com atenção algumas reportagens na TV, vamos notar a total incompatibilidade entre texto e imagem. Há casos de _____ quando o texto descreve exatamente o que se vê. Há casos de _____ quando texto e imagem não se complementam, caminhando lado a lado de forma independente. Há caso de _____, quando texto e imagem não têm absolutamente nada a ver um com o outro” (PATERNOSTRO,1999:72) Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do texto acima.
Sobre as declarações dos entrevistados para um texto jornalístico noticioso impresso, segundo princípios e orientações gerais de redação,

Sobre a linguagem jornalística, considere:


I. A linguagem jornalística deve ser referencial, o modo verbal preferencial é o indicativo e os adjetivos e advérbios devem ser evitados, assim como os pontos de exclamação.


PORQUE


II. A linguagem jornalística prioriza procurar reforçar o caráter participante do redator, de modo que o leitor reconheça a marca de cada jornalista mesmo sem sua assinatura.


No caso,